ESTRATÉGIAS DE ACOMPANHAMENTO E PERMANENCIA DOS DISCENTES DE FÍSICA EaD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Keywords:
Física, EaD, Evasão, PermanênciaAbstract
O presente trabalho é um relato de experiência com o objetivo de descrever as metodologias utilizadas pela coordenação de Física de Educação a Distância - EaD da Universidade Federal do Acre – UFAC no acompanhamento e controle de evasão e permanência dos estudantes do Curso de Licenciatura em Física EaD. Finalizando o ano de 2019 aparecem os primeiros casos de COVID - 19, no ano sub-seguinte várias cidades do estado foram atingidas por grandes enchentes, em concomitância com esses fatos o curso de Licenciatura em Física EaD, foi iniciado em 2020. Em 2022, uma segunda turma é ofertada. Após levantamento realizado por meio do Sistema de Informações para o Ensino – SIE, e constatado o número de evasão da turma de 2020 é feito contato direto com os alunos evadidos com o objetivo de informar a possibilidade de retornar ao curso. Ações direcionadas para o retorno dos alunos da turma 2020 ao curso e a permanência dos alunos da turma 2022, contaram com o empenho conjunto da coordenação do curso; coordenação de tutoria do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância - NIEAD, os coordenadores dos polos e os tutores presenciais. Como também, a implementação de projetos relacionados com: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Laboratório Itinerante, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, criação do Centro - CA e visitas periódicas aos Polos de apoio presencial. Os principais resultados foram o retorno de onze alunos da turma 2020 e a permanência dos alunos da turma 2022. As ações desenvolvidas ajudam a mobilizar os alunos e aumentar o interesse pelo curso.
References
MACHADO, C.G.; CARVALHO, M. A. B. Reflexões sobre o ensino de Física: da evasão à formação de professores. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1287 - 1299, jul. - dez. 2020.
MONTEIRO, M.N. O professor de Física na escola pública estadual brasileira: desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018. Revista Brasileira de Ensino de Física, www.scielo.br/rbef, vol. 42, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Anna Marina Paes Montysuma, Esperanza Lucila Hernandez Angulo, Sandro Ricardo Pinto da Silva, José Roberto Guimarães de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.