A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS

PRÁTICAS FORMATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Gisele Soncini Rodrigues Unicesumar
  • João Paulo UniCesumar
  • Dean Gomes de Oliveira UniCesumar
  • Marcia Maria Previato de Souza UniCesumar

Palavras-chave:

Plataforma Google Forms. Processo ensino e aprendizagem. Educação a Distância. Inovações tecnológicas.

Resumo

Diante das inovações tecnológicas, os discentes do curso de Pedagogia, na modalidade a distância (EaD) de uma instituição privada no estado do Paraná, são instigados a utilizá-las em favor de uma aprendizagem mais dinâmica e autônoma. Assim sendo, o objetivo deste artigo, consiste em apresentar a atividade denominada MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem) utilizando a ferramenta do Google Forms, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A disciplina em questão é Estatística Aplicada à Educação Básica, conteúdos que não são bem vistos pelos alunos, pela dificuldade de compreensão dos mesmos. Assim, se faz necessário utilizar estratégias para que os futuros pedagogos tenham clareza dos conteúdos estatísticos para colocarem em prática nas diversas situações do cotidiano escolar. Portanto, é indispensável a utilização da tecnologia como uma aliada no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Pode-se verificar as vantagens e necessidades de utilizar a tecnologia como um recurso pedagógico, visto que a sociedade mudou, e as instituições de ensino devem acompanhar essa transformação Os resultados mostraram como o uso desta ferramenta proporcionou um maior engajamento e participação efetiva dos alunos durante todo o processo, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo, assim,  que o acadêmico se posicione frente ao seu lugar no mundo, inclusive, no ambiente que o rodeia, e atue com base em seus conhecimentos para preservá-lo e desenvolvê-lo.

Biografia do Autor

Gisele Soncini Rodrigues, Unicesumar

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2022), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Maringá (2005), especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Maringá (2010), especialista em EAD e as Tecnologias Educacionais pela Unicesumar (2016), especialista em Docência Superior pela Unicesumar (2017), especialista em Gestão Educacional pela Unicesumar (2020) e especialista em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação pela Unicesumar (2020). Atualmente é Professora Mediadora do curso de Pedagogia à distância da Unicesumar. Professora na Rede Municipal de Maringá. Integrante e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais - GPEaDTEC cadastrado no CNPq. Integrante e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação - GPFOPPE cadastrado no CNPq.

João Paulo, UniCesumar

Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vinculando-se à linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação. Especialista em EaD e as tecnologias Educacionais (2014),Graduado em Pedagogia pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2011) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unicesumar (2017). É docente da Educação Básica no Colégio Objetivo de Maringá e da Unicesumar, nesta última trabalha na Educação a Distância - EaD e orienta Projeto de Iniciação Científica na área da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa EaD e as Tecnologias Educacionais - GPEaDTEC cadastrado no CNPq.

Dean Gomes de Oliveira, UniCesumar

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (2013), graduação em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (2016), graduação em Pedagogia - CEI - Centro Educacional Integrado (2021), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2020), com doutorado sanduíche na Universidad Autonoma de Madrid, na Espanha. Atualmente é professor - UNESPAR - Campus Apucarana, Unicesumar e professor concursado SED-MS.

Marcia Maria Previato de Souza, UniCesumar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é coordenação - curso licenciatura em pedagogia do Centro de Ensino Superior de Maringá, professor na pós-graduação do Centro de Ensino Superior de Maringá, professor titular do Centro de Ensino Superior de Maringá, , supervisora e orientadora do estágio do Centro de Ensino Superior de Maringá, professor titular do Centro de Ensino Superior de Maringá e avaliadora do basis - ead e presencial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação (GPFOPPE), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil no CNPq, por meio de vínculo com a Diretoria de Pesquisa da UniCesumar - Campi Maringá/PR, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, prática, ead, teoria e tutor presencial.

Referências

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 4. ed. Campinas: Papirus, 2019.

PONCHO, C. L.; AGUIAR, M. M.; SAMPAIO, M. N. Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Soncini Rodrigues, G., Bitencourt, J. P., Gomes de Oliveira, D., & Previato de Souza, M. M. (2024). A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS: PRÁTICAS FORMATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. SUD, 11. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/104

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais