GESTÃO DE TUTORIA EM UM PROJETO DE LARGA ESCALA

Autores

  • Silvia de Oliveira Kist UFRGS
  • Laura Wunsch Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0009-0000-4908-0118
  • Leandro Raizer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Gestão de tutoria, Educação a Distância, Projeto de larga escala

Resumo

Este artigo aborda os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas pela gestão de tutoria no contexto do Projeto Saúde com Agente, que engloba dois cursos técnicos para formar 200 mil agentes de todo o Brasil. O estudo trata-se de uma análise sobre a experiência da gestão de tutoria que envolveu uma equipe de 4.000 tutores, 400 supervisores, 5 coordenações regionais, responsáveis por acompanhar 200.000 estudantes em dois cursos técnicos.  Os resultados obtidos destacam a complexidade de coordenar uma equipe de grande escala e a importância de diferentes estratégias para superar esses desafios. Entre as estratégias destacam-se: liderança distribuída, articulação entre equipes, mecanismos de orientação e ferramentas de acompanhamento do trabalho, canais de comunicação eficazes e programa de capacitação na função da tutoria, alinhado ao conteúdo dos cursos. A análise permite reflexões sobre estratégias para a gestão de tutoria em projetos de larga escala.

Biografia do Autor

Silvia de Oliveira Kist, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS) e Coordenadora Acadêmica da SEAD/ UFRGS.

Laura Wunsch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação (UFSM) e Técnica em Assuntos Educacionais da SEAD/ UFRGS.

Leandro Raizer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutor em Educação (Oxford), Professor da Faculdade de Educação da UFRGS.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro. Portaria MS nº 3.241, de 7 de dezembro de 2020. Diário Oficial da União: Seção: 1. Brasília, DF, n. 235, p. 290. Disponível em: https://link.ufms.br/TSjvo Acesso em julho de 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70, 2011.

CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes; TURCHIELO, Luciana Boff. Quem é o tutor a distância?. Educação a distância e tutoria: considerações pedagógicas e práticas. p. 36-51, 2013.

DRUCKER, Peter. The practice of management. Harper & Brothers, 1954.

HARRIS, Alma. Distributed leadership: According to the evidence. Journal of Educational Administration, 46, n. 2, p. 172-188, 2008.

MILL, Daniel et al. Gestão da educação a distância: noções sobre planejamento, organização, direção e controle de educação a distância. Revista Vertentes, v. 35, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. In: O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 1992. p. 269-269.

UFRGS. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. (2021). Disponível em: https://link.ufms.br/buMPF. Acesso em: jul/ 2023.

UFRGS. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. (2021) Disponível em: https://link.ufms.br/qOU03. Acesso em: jul/2023.

UFRGS. Site do Projeto Saúde com agente. Disponível em: https://link.ufms.br/PXDiB Acesso em: jul/2023.

ZIEDE, Mariangela Kraemer Lenz et al. A tutoria no curso de Pedagogia a distância da UFRGS. Aprendizagem em rede na educação a distância: práticas e reflexões. Porto Alegre: Evangraf, 2014. P. 41-58., 2014.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

de Oliveira Kist, S., Wunsch, L., & Raizer, L. (2024). GESTÃO DE TUTORIA EM UM PROJETO DE LARGA ESCALA. SUD, 13. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/101

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática II - Gestão e governança