GESTÃO DE TUTORIA EM UM PROJETO DE LARGA ESCALA
Palabras clave:
Gestão de tutoria, Educação a Distância, Projeto de larga escalaResumen
Este artigo aborda os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas pela gestão de tutoria no contexto do Projeto Saúde com Agente, que engloba dois cursos técnicos para formar 200 mil agentes de todo o Brasil. O estudo trata-se de uma análise sobre a experiência da gestão de tutoria que envolveu uma equipe de 4.000 tutores, 400 supervisores, 5 coordenações regionais, responsáveis por acompanhar 200.000 estudantes em dois cursos técnicos. Os resultados obtidos destacam a complexidade de coordenar uma equipe de grande escala e a importância de diferentes estratégias para superar esses desafios. Entre as estratégias destacam-se: liderança distribuída, articulação entre equipes, mecanismos de orientação e ferramentas de acompanhamento do trabalho, canais de comunicação eficazes e programa de capacitação na função da tutoria, alinhado ao conteúdo dos cursos. A análise permite reflexões sobre estratégias para a gestão de tutoria em projetos de larga escala.
Citas
BRASIL. Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro. Portaria MS nº 3.241, de 7 de dezembro de 2020. Diário Oficial da União: Seção: 1. Brasília, DF, n. 235, p. 290. Disponível em: https://link.ufms.br/TSjvo Acesso em julho de 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70, 2011.
CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes; TURCHIELO, Luciana Boff. Quem é o tutor a distância?. Educação a distância e tutoria: considerações pedagógicas e práticas. p. 36-51, 2013.
DRUCKER, Peter. The practice of management. Harper & Brothers, 1954.
HARRIS, Alma. Distributed leadership: According to the evidence. Journal of Educational Administration, 46, n. 2, p. 172-188, 2008.
MILL, Daniel et al. Gestão da educação a distância: noções sobre planejamento, organização, direção e controle de educação a distância. Revista Vertentes, v. 35, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. In: O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 1992. p. 269-269.
UFRGS. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. (2021). Disponível em: https://link.ufms.br/buMPF. Acesso em: jul/ 2023.
UFRGS. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. (2021) Disponível em: https://link.ufms.br/qOU03. Acesso em: jul/2023.
UFRGS. Site do Projeto Saúde com agente. Disponível em: https://link.ufms.br/PXDiB Acesso em: jul/2023.
ZIEDE, Mariangela Kraemer Lenz et al. A tutoria no curso de Pedagogia a distância da UFRGS. Aprendizagem em rede na educação a distância: práticas e reflexões. Porto Alegre: Evangraf, 2014. P. 41-58., 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Silvia de Oliveira Kist, Laura Wunsch, Leandro Raizer
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.