Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O autor e os eventuais coautores conhecem e concordam com as políticas editoriais do evento.
  • O autor responsável pela submissão confirma que os coautores estão cientes e notificados sobre a submissão e que após a submissão não é permitida inclusão ou exclusão de coautores.
  • O texto está escrito em português, espanhol ou inglês.
  • O arquivo da submissão está em formato .docx.
  • URLs para as referências foram informadas sempre que aplicável.
  • O título tem menos do que dezesseis palavras.
  • O texto está dentro dos limites de tamanho: entre 10 e 12 páginas para artigos científicos; e entre 5 e 7 páginas para relatos de experiência.
  • O resumo está dentro dos limites de tamanho: de 200 a 300 palavras.
  • As referências estão de acordo com a ABNT NBR 6023 (2018).
  • As citações diretas e indiretas estão de acordo com a ABNT NBR 10520 (2002).
  • Não há no texto identificação da autoria ou das instituições a que pertencem os autores (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores).
  • O texto submetido está em formato A4 (margem superior 2,5cm, inferior 2,5cm, esquerda 2cm, direita 2cm, cabeçalho 1,25cm e rodapé 1,25cm).
  • O texto está escrito em fonte Roboto, corpo 12, com parágrafos justificados, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 1,25 cm na primeira linha; emprega negrito em vez de sublinhado e itálico (exceto em endereços eletrônicos e palavras estrangeiras).
  • As figuras, quadros e tabelas estão inseridas no corpo do texto e não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto passou por revisão de normas e linguagem antes de sua submissão.
  • O trabalho possui no máximo quatro autores.
  • O autor e os coautores estão cientes de sua responsabilidade e do cumprimento dos critérios éticos adotados na realização da pesquisa e apresentam as informações detalhadas no texto ou em documentos suplementares, quando aplicável.

Diretrizes para Autores

Informações Gerais

  • No processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão de acordo com as exigências do evento, na lista de "Condições para a submissão". As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Para submeter é preciso ter cadastro de autor no sistema do evento.
  • Todos os autores do trabalho devem estar com o cadastro atualizado e com ORCID vinculado.
  • Para ser publicado e apresentado no evento, pelo menos um autor deverá estar inscrito no evento com o pagamento realizado até 11/07/2024.
  • Somente receberá certificado de apresentação de trabalho o autor que estiver devidamente inscrito e realizar a apresentação.
  • Serão aceitos trabalhos em Português, Inglês e Espanhol.

Número de autores

  • Os trabalhos deverão ter no máximo quatro autores.

Formatação do trabalho

O texto deve ser submetido em formato A4 (margem superior 2,5cm, inferior 2,5cm, esquerda 2cm, direita 2cm, cabeçalho 1,25cm e rodapé 1,25cm).

O formato da submissão deverá ser Docx.

A escrita deve ser realizada em fonte Roboto, corpo 12, com parágrafos justificados, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 1,25 cm na primeira linha.

Os destaques devem ser feitos em negrito. Apenas palavras estrangeiras podem ser escritas em itálico.

Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente.

Para apresentação de trabalhos no formato Pôster, o texto a ser encaminhado deve ser Resumo e conter em sua extensão até no máximo 500 palavras.  

Para artigos científicos, o texto deve conter de 10 a 12 páginas, considerando figuras, gráficos e referências.

Para os relatos de experiência, o texto deve conter de 5 a 7 páginas, considerando figuras, gráficos e referências.

O título do trabalho deve ter no máximo 16 palavras e expressar com fidedignidade seu conteúdo.

O resumo deve conter entre 200 e 300 palavras e explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os itens explicitados no modelo de elaboração.

As palavras-chave devem ser de 3 a 5, separadas por ponto final.

Os agradecimentos (opcionais) devem ser citados em nota de rodapé e sem quaisquer referências, diretas ou indiretas, à autoria.

Figuras (fotos, desenhos e mapas), tabelas, quadros e gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) devem estar numerados em algarismos arábicos, conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Imediatamente abaixo das figuras devem constar suas respectivas legendas textuais. Depois de cada item é necessário registrar sua fonte. Quando o material for original da pesquisa, deve-se fazer a indicação com a redação “Fonte: dados da pesquisa.” ou “Fonte: elaboração própria.” Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas.

As imagens devem vir em formato JPG com resolução a partir de 300 dpi e serem apresentadas em dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem que a legibilidade seja prejudicada. 

Todas as imagens apresentadas no texto devem ser enviadas em formato .zip, como documento suplementar. O nome de cada arquivo deve corresponder ao enunciado do título (por exemplo: Figura 1).

Tabelas, quadros e gráficos devem ser encaminhados em seus arquivos originais. O evento não aceita tabelas e quadros em formato de imagem, apenas no corpo do texto em formatos editáveis. O mesmo ocorre com os gráficos. Neste caso, mesmo que contenham imagens, partes textuais e/ou numéricas devem ser passíveis de edição.

Notas de rodapé de caráter explicativo devem ser usadas com parcimônia, apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. As notas devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto.

Citações no corpo do texto devem obedecer aos seguintes critérios:

a) Citação Direta: citações textuais literais de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas;

Exemplo: 

De acordo com Souza (2023, p. 1) “[...] Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua”. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. 

b) Citação Direta: citações textuais literais de mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, espaçamento simples, tamanho 10 e sem aspas;

Exemplo: 

De acordo com Souza (2023, p. 1):

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. 

c) Citação Indireta: a indicação da autoria de aparece antes ou depois da ideia parafraseada do autor, com indicação do ano de publicação.

Exemplo: 

Para Souza (2023) Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

As referências devem obedecer à norma técnica da ABNT NBR 6023 (2018) e as citações diretas e indiretas à ABNT NBR 10520 (2002).

Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar na bibliografia, a qual deve constar, sob o título de Referências, ao final do artigo e em página separada.

 

Exclusivo para Artigos Científicos

Tradução dos títulos, resumo e palavras-chave

O autor fica ciente de que, caso seu artigo seja aprovado, deverá enviar posteriormente resumo, título e palavras-chave vertidos para um outro idioma: no caso de originais em português, o inglês ou espanhol; ou português ou espanhol para artigos submetidos originalmente em Inglês; ou português ou inglês para artigos submetidos originalmente em espanhol. Os custos com a versão e/ou revisão de língua estrangeira serão de responsabilidade do autor.

 

Processo de Avaliação

  • Todas as submissões passarão pela triagem inicial para verificação de informações de autoria, adequação ao modelo, adequação ao tipo de trabalho e alinhamento do trabalho com a trilha temática ao qual foi submetido.
  • Após a triagem, o trabalho é submetido à avaliação por pares, sendo dois pareceristas por trabalho, no sistema “duplo-cego”, em que o sigilo dos autores e dos revisores é garantido. 
  • Tendo em vista que, em diversas situações, a manutenção do sigilo dos autores fica inviável pela descrição do tema da pesquisa, a submissão não será indeferida caso os autores possam ser identificados indiretamente. Cabe ressaltar, entretanto, que é altamente recomendado que se evite qualquer detalhe que permita a quebra de sigilo.
  • Os autores receberão comunicado de todas as etapas de avaliação, no e-mail cadastrado no sistema de submissão do evento. 
  • Ao final do processo de avaliação, os artigos serão classificados pela sua pontuação global, a partir dos critérios estabelecidos. Serão aceitos os artigos que obtiverem nota igual ou superior a 18 pontos.
  • O resultado será comunicado aos autores, que terão prazo, conforme cronograma, para apresentar recurso a ser julgado pelo Comitê Científico.
  • Os autores de artigos aprovados deverão realizar as correções obrigatórias, devidamente identificadas pelos pareceristas, e enviar a versão final no prazo estabelecido no cronograma, contendo o nome dos autores, minibiografia e de suas respectivas instituições, conforme modelo de submissão.
  • Trabalhos recusados não poderão ser reapresentados.
  • No caso dos artigos científicos, além dos dados dos autores, a versão final deverá apresentar a tradução do título, do resumo e das palavras-chave em um dos idiomas aceitos no evento, que não seja o idioma do trabalho submetido.

Critérios de Avaliação

1 - Clareza, organização e linguagem: o trabalho apresentado está completo, coerente, bem organizado, com linguagem adequada e dentro do modelo do evento.

2 - Relevância do tema: indique quão relevante é o trabalho para a temática do evento.

3 - Aderência à trilha temática do evento: o trabalho se encaixa na trilha temática escolhida.

4 - Referencial teórico: o trabalho apresenta e discute um referencial teórico suficiente para o objeto de estudo.

5 - Objetivos: os objetivos do trabalho estão adequadamente apresentados e são coerentes com a metodologia escolhida.

6 - Metodologia: o trabalho apresenta a metodologia de forma detalhada e ela atende os objetivos do estudo.

7 - Resultados e análise: os resultados teóricos ou experimentais são consistentes e relevantes para o trabalho. 

8 - Considerações finais: o trabalho apresenta considerações finais adequadas aos objetivos que foram propostos. 

9 - Formatação e atendimento às normas do evento: o trabalho segue as diretrizes para autores e às normas da ABNT para formatação de trabalhos acadêmicos. 

10 - Recomendação geral: qual a sua recomendação em relação à aceitação ou rejeição do trabalho?

Observação: o formulário de avaliação dos Relatos de Experiência não possui os itens 6 e 7, devido às particularidades dos relatos.

Com base nesses critérios, os avaliadores irão preencher o formulário de avaliação, pontuando cada item numa escala de 0 a 3. Ao final da avaliação, o trabalho será classificado como: “aprovado”, “aprovado com recomendações”, “reprovado”. Os comentários dos avaliadores serão disponibilizados aos autores para ajudá-los a rever e melhorar os seus trabalhos dentro do prazo estabelecido.

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização

Escopo: Políticas públicas para educação a distância. Regulamentação da educação a distância. Institucionalização da educação a distância. Financiamento da educação a distância. Educação Aberta. Educação flexível. Educação híbrida. Inclusão e acessibilidade. Parâmetros de qualidade na EaD. Inovação.

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização

Escopo: Políticas públicas para educação a distância. Regulamentação da educação a distância. Institucionalização da educação a distância. Financiamento da educação a distância. Educação Aberta. Educação flexível. Educação híbrida. Inclusão e acessibilidade. Parâmetros de qualidade na EaD. Inovação.

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática II - Gestão e governança

Escopo: Modelos e processos de gestão institucional, tecnológica, financeira, acadêmica e pedagógica para educação a distância. Gestão de pessoas. Ferramentas de gestão de processos e projetos. Governança em educação a distância. Processos formativos de equipes. Captação de estudantes. Acompanhamento e controle de evasão e retenção de estudantes. Acompanhamento de egressos.

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática II - Gestão e governança

Escopo: Modelos e processos de gestão institucional, tecnológica, financeira, acadêmica e pedagógica para educação a distância. Gestão de pessoas. Ferramentas de gestão de processos e projetos. Governança em educação a distância. Processos formativos de equipes. Captação de estudantes. Acompanhamento e controle de evasão e retenção de estudantes. Acompanhamento de egressos.

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias

Escopo: Modelos pedagógicos. Programas e cursos de graduação e pós-graduação. Docência. Coordenação de Tutoria. Tutoria e mediação da aprendizagem online. Polos de apoio presenciais. Tutoria presencial. Inovação pedagógica. Curricularização da extensão. Estágios obrigatórios e disciplinas de práticas nas licenciaturas. Moocs. Design pedagógico.

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias

Escopo: Modelos pedagógicos. Programas e cursos de graduação e pós-graduação. Docência. Coordenação de Tutoria. Tutoria e mediação da aprendizagem online. Polos de apoio presenciais. Tutoria presencial. Inovação pedagógica. Curricularização da extensão. Estágios obrigatórios e disciplinas de práticas nas licenciaturas. Moocs. Design pedagógico.

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais

Escopo: Tecnologias digitais em diferentes modelos pedagógicos. Ambientes virtuais de aprendizagem. Jogos digitais. Laboratórios virtuais. Infraestrutura de tecnologia. Inteligência artificial. Realidade virtual. Tecnologias assistivas e acessibilidade. Inovação tecnológica. Tecnologias adaptativas. Formação continuada para uso de tecnologias digitais. Competências digitais.

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais

Escopo: Tecnologias digitais em diferentes modelos pedagógicos. Ambientes virtuais de aprendizagem. Jogos digitais. Laboratórios virtuais. Infraestrutura de tecnologia. Inteligência artificial. Realidade virtual. Tecnologias assistivas e acessibilidade. Inovação tecnológica. Tecnologias adaptativas. Formação continuada para uso de tecnologias digitais. Competências digitais.

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática V - Materiais didáticos

Escopo: Planejamento, produção, adaptação e validação de materiais didáticos em diferentes mídias. Curadoria de materiais didáticos. Recursos Educacionais Abertos. Direitos autorais. Licenças de uso de materiais didáticos. Repositórios institucionais. Design instrucional.

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática V - Materiais didáticos

Escopo: Planejamento, produção, adaptação e validação de materiais didáticos em diferentes mídias. Curadoria de materiais didáticos. Recursos Educacionais Abertos. Direitos autorais. Licenças de uso de materiais didáticos. Repositórios institucionais. Design instrucional.

ESUD2024_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Gestão, Governança e Políticas Públicas

 Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: gestão do uso de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, gestão em EAD (Educação Aberta e a Distância),  gestão e governança, políticas públicas atuais e novas propostas, por meio de uso de tecnologias digitais.

ESUD2024_Artigos Científicos | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos, Trilhas de Aprendizagem e metodologias

Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas:  propostas, usos e modelos pedagógicos aplicados em práticas de ensino superior ou na educação básica, por meio da EAD, materiais digitais que utilizam abordagens com foco em recursos educacionais abertos (REA), trilhas de aprendizagem, modelos e metodologias com foco em  acessibilidade e inclusão. 

ESUD2024_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Transformação Digital, Inovação e Produção materiais didáticos em EAD

Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: Transformação digital, transferência de conhecimento, produtos tecnológicos, softwares, inteligência artificial, plataformas digitais, aplicativos, jogos digitais, material  didáticos digitais e de outros produtos para uso em práticas de ensino, buscando destacar nas propostas de trabalhos, o processo de design, aspectos de acessibilidade, inclusão, inovação científica por meio dos produtos apresentados para uso na Educação. Além disso, serão aceitos trabalhos que discutam os resultados de desenvolvimento e de aplicação dos produtos tecnológicos, sejam estes abertos ou de uso restrito, ofertados no formato de plataformas, cursos on-line, REA, aplicativos, entre outros.

ESUD2024_Artigos Científicos |Trilha Temática V - Formação docente para atuação na EAD

 Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: formação de professores para atuação na EAD,  experiências com práticas efetivas no ensino superior ou por meio de cursos de pós-graduação, processos formativos, abordagens adotadas, cursos, disciplinas, materiais digitais, entre outros aspectos.  

 

ESUD2024_Artigos Científicos |Trilha Temática VI - Assistência estudantil, Acessibilidade e Inclusão na EAD

Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam sobre como tem se dado a assistência estudantil de discentes que realizam cursos por meio de EAD, bem como pesquisas que reflitam sobre acessibilidade e inclusão nas práticas que envolvem EAD, buscando destacar possibilidades, implementações, ações, entre outros aspectos.

ESUD2024_Artigos Científicos | Trilha Temática VII - Uso e Desenvolvimento de Jogos Digitais e de práticas com gamificação na Educação

Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam sobre o uso e desenvolvimento de jogos digitais, jogos de realidade alternativa (ARGs), Metaversos, jogos com realidade virtual, entre outros, desde que sejam explorados em práticas na educação, seja na educação básica ou no ensino superior, reportando experiências com relação ao design, aplicações práticas, diretrizes de uso, desenvolvimento e análise de jogos. Além disso, busca-se por trabalhos que discutam sobre práticas de ensino que incluam o uso de gamificação, seja esta proposta no design de cursos, em plataformas, em materiais digitais, ou em outras experiências.

ESUD2024_Relatos de experiência | Trilha Temática I - Gestão, Governança e Políticas Públicas

 Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: gestão do uso de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, gestão em EAD (Educação Aberta e a Distância),  gestão e governança, políticas públicas atuais e novas propostas, por meio de uso de tecnologias digitais.

ESUD2024_Relatos de experiência | Trilha Temática II - Qualidade e Institucionalização da EAD (Educação Aberta e a distância)

Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam sobre os seguintes temas: qualidade  e institucionalização de Educação Aberta e a Distância (EAD) no ensino superior, qualidade dos materiais digitais produzidos para os cursos ofertados por meio de EAD, qualidade no ensino em relação às propostas de formação docente e discente, em níveis de formação inicial e continuada, como as instituições de ensino superior estão mobilizando o processo de institucionalização da EAD no âmbito acadêmico, por meio de seus cursos e currículos, propostas sobre convergência das modalidades de ensino.  

ESUD2024_Relatos de experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos, Trilhas de Aprendizagem e metodologias

Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas:  propostas, usos e modelos pedagógicos aplicados em práticas de ensino superior ou na educação básica, por meio da EAD, materiais digitais que utilizam abordagens com foco em recursos educacionais abertos (REA), trilhas de aprendizagem, modelos e metodologias com foco em  acessibilidade e inclusão. 

ESUD2024_Relatos de experiência | Trilha Temática IV - Transformação Digital, Inovação e Produção materiais didáticos em EAD

Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: Transformação digital, transferência de conhecimento, produtos tecnológicos, softwares, inteligência artificial, plataformas digitais, aplicativos, jogos digitais, material  didáticos digitais e de outros produtos para uso em práticas de ensino, buscando destacar nas propostas de trabalhos, o processo de design, aspectos de acessibilidade, inclusão, inovação científica por meio dos produtos apresentados para uso na Educação. Além disso, serão aceitos trabalhos que discutam os resultados de desenvolvimento e de aplicação dos produtos tecnológicos, sejam estes abertos ou de uso restrito, ofertados no formato de plataformas, cursos on-line, REA, aplicativos, entre outros.

ESUD2024_Relatos de experiências |Trilha Temática V - Formação docente para atuação na EAD

 Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: formação de professores para atuação na EAD,  experiências com práticas efetivas no ensino superior ou por meio de cursos de pós-graduação, processos formativos, abordagens adotadas, cursos, disciplinas, materiais digitais, entre outros aspectos.  

 

ESUD2024_Relatos de experiência |Trilha Temática VI - Assistência estudantil, Acessibilidade e Inclusão na EAD

Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam sobre o uso e desenvolvimento de jogos digitais, jogos de realidade alternativa (ARGs), Metaversos, jogos com realidade virtual, entre outros, desde que sejam explorados em práticas na educação, seja na educação básica ou no ensino superior, reportando experiências com relação ao design, aplicações práticas, diretrizes de uso, desenvolvimento e análise de jogos. Além disso, busca-se por trabalhos que discutam sobre práticas de ensino que incluam o uso de gamificação, seja esta proposta no design de cursos, em plataformas, em materiais digitais, ou em outras experiências.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.