Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.- The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
- The submission file is in .doc, .docx or .odt format.
- URLs for references were provided when possible.
- The author and possible co-authors know and agree with the event's editorial policies.
- The author responsible for the submission confirms that the co-authors are aware and notified about the submission and that after the submission, inclusion or exclusion of co-authors is not allowed.
- The text is written in Portuguese, Spanish, or English.
- The title is less than sixteen words.
- The abstract is within the size limits: from 200 to 300 words.
- Citations are in accordance with ABNT NBR 6023 (2018).
- Direct and indirect citations are in accordance with ABNT NBR 10520 (2002).
- There is no identification in the authorship's text or of the institutions to which the authors belong (the copyright information will be registered only as METADATA, accessed only by the editors).
- The submitted text is in A4 format (top margin 2.5cm, bottom 2.5cm, left 2cm, right 2cm, header 1.25 cm and footer 1.25 cm).
- Figures, charts and tables are inserted in the body of the text and not at the end of the document in the form of attachments.
- The text went through a review of standards and proofreading before the submission.
- The author and co-authors are aware of their responsibility and compliance with the ethical criteria adopted in carrying out the research and present detailed information in the text or in supplementary documents, when applicable.
ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização
Escopo: Políticas públicas para educação a distância. Regulamentação da educação a distância. Institucionalização da educação a distância. Financiamento da educação a distância. Educação Aberta. Educação flexível. Educação híbrida. Inclusão e acessibilidade. Parâmetros de qualidade na EaD. Inovação.
ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização
Escopo: Políticas públicas para educação a distância. Regulamentação da educação a distância. Institucionalização da educação a distância. Financiamento da educação a distância. Educação Aberta. Educação flexível. Educação híbrida. Inclusão e acessibilidade. Parâmetros de qualidade na EaD. Inovação.
ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática II - Gestão e governança
Escopo: Modelos e processos de gestão institucional, tecnológica, financeira, acadêmica e pedagógica para educação a distância. Gestão de pessoas. Ferramentas de gestão de processos e projetos. Governança em educação a distância. Processos formativos de equipes. Captação de estudantes. Acompanhamento e controle de evasão e retenção de estudantes. Acompanhamento de egressos.
ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática II - Gestão e governança
Escopo: Modelos e processos de gestão institucional, tecnológica, financeira, acadêmica e pedagógica para educação a distância. Gestão de pessoas. Ferramentas de gestão de processos e projetos. Governança em educação a distância. Processos formativos de equipes. Captação de estudantes. Acompanhamento e controle de evasão e retenção de estudantes. Acompanhamento de egressos.
ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias
Escopo: Modelos pedagógicos. Programas e cursos de graduação e pós-graduação. Docência. Coordenação de Tutoria. Tutoria e mediação da aprendizagem online. Polos de apoio presenciais. Tutoria presencial. Inovação pedagógica. Curricularização da extensão. Estágios obrigatórios e disciplinas de práticas nas licenciaturas. Moocs. Design pedagógico.
ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias
Escopo: Modelos pedagógicos. Programas e cursos de graduação e pós-graduação. Docência. Coordenação de Tutoria. Tutoria e mediação da aprendizagem online. Polos de apoio presenciais. Tutoria presencial. Inovação pedagógica. Curricularização da extensão. Estágios obrigatórios e disciplinas de práticas nas licenciaturas. Moocs. Design pedagógico.
ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais
Escopo: Tecnologias digitais em diferentes modelos pedagógicos. Ambientes virtuais de aprendizagem. Jogos digitais. Laboratórios virtuais. Infraestrutura de tecnologia. Inteligência artificial. Realidade virtual. Tecnologias assistivas e acessibilidade. Inovação tecnológica. Tecnologias adaptativas. Formação continuada para uso de tecnologias digitais. Competências digitais.
ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais
Escopo: Tecnologias digitais em diferentes modelos pedagógicos. Ambientes virtuais de aprendizagem. Jogos digitais. Laboratórios virtuais. Infraestrutura de tecnologia. Inteligência artificial. Realidade virtual. Tecnologias assistivas e acessibilidade. Inovação tecnológica. Tecnologias adaptativas. Formação continuada para uso de tecnologias digitais. Competências digitais.
ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática V - Materiais didáticos
Escopo: Planejamento, produção, adaptação e validação de materiais didáticos em diferentes mídias. Curadoria de materiais didáticos. Recursos Educacionais Abertos. Direitos autorais. Licenças de uso de materiais didáticos. Repositórios institucionais. Design instrucional.
ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática V - Materiais didáticos
Escopo: Planejamento, produção, adaptação e validação de materiais didáticos em diferentes mídias. Curadoria de materiais didáticos. Recursos Educacionais Abertos. Direitos autorais. Licenças de uso de materiais didáticos. Repositórios institucionais. Design instrucional.
ESUD2024_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Gestão, Governança e Políticas Públicas
Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: gestão do uso de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, gestão em EAD (Educação Aberta e a Distância), gestão e governança, políticas públicas atuais e novas propostas, por meio de uso de tecnologias digitais.
ESUD2024_Artigos Científicos | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos, Trilhas de Aprendizagem e metodologias
Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: propostas, usos e modelos pedagógicos aplicados em práticas de ensino superior ou na educação básica, por meio da EAD, materiais digitais que utilizam abordagens com foco em recursos educacionais abertos (REA), trilhas de aprendizagem, modelos e metodologias com foco em acessibilidade e inclusão.
ESUD2024_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Transformação Digital, Inovação e Produção materiais didáticos em EAD
Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: Transformação digital, transferência de conhecimento, produtos tecnológicos, softwares, inteligência artificial, plataformas digitais, aplicativos, jogos digitais, material didáticos digitais e de outros produtos para uso em práticas de ensino, buscando destacar nas propostas de trabalhos, o processo de design, aspectos de acessibilidade, inclusão, inovação científica por meio dos produtos apresentados para uso na Educação. Além disso, serão aceitos trabalhos que discutam os resultados de desenvolvimento e de aplicação dos produtos tecnológicos, sejam estes abertos ou de uso restrito, ofertados no formato de plataformas, cursos on-line, REA, aplicativos, entre outros.
ESUD2024_Artigos Científicos |Trilha Temática V - Formação docente para atuação na EAD
Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: formação de professores para atuação na EAD, experiências com práticas efetivas no ensino superior ou por meio de cursos de pós-graduação, processos formativos, abordagens adotadas, cursos, disciplinas, materiais digitais, entre outros aspectos.
ESUD2024_Artigos Científicos |Trilha Temática VI - Assistência estudantil, Acessibilidade e Inclusão na EAD
Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam sobre como tem se dado a assistência estudantil de discentes que realizam cursos por meio de EAD, bem como pesquisas que reflitam sobre acessibilidade e inclusão nas práticas que envolvem EAD, buscando destacar possibilidades, implementações, ações, entre outros aspectos.
ESUD2024_Artigos Científicos | Trilha Temática VII - Uso e Desenvolvimento de Jogos Digitais e de práticas com gamificação na Educação
Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam sobre o uso e desenvolvimento de jogos digitais, jogos de realidade alternativa (ARGs), Metaversos, jogos com realidade virtual, entre outros, desde que sejam explorados em práticas na educação, seja na educação básica ou no ensino superior, reportando experiências com relação ao design, aplicações práticas, diretrizes de uso, desenvolvimento e análise de jogos. Além disso, busca-se por trabalhos que discutam sobre práticas de ensino que incluam o uso de gamificação, seja esta proposta no design de cursos, em plataformas, em materiais digitais, ou em outras experiências.
ESUD2024_Relatos de experiência | Trilha Temática I - Gestão, Governança e Políticas Públicas
Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: gestão do uso de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, gestão em EAD (Educação Aberta e a Distância), gestão e governança, políticas públicas atuais e novas propostas, por meio de uso de tecnologias digitais.
ESUD2024_Relatos de experiência | Trilha Temática II - Qualidade e Institucionalização da EAD (Educação Aberta e a distância)
Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam sobre os seguintes temas: qualidade e institucionalização de Educação Aberta e a Distância (EAD) no ensino superior, qualidade dos materiais digitais produzidos para os cursos ofertados por meio de EAD, qualidade no ensino em relação às propostas de formação docente e discente, em níveis de formação inicial e continuada, como as instituições de ensino superior estão mobilizando o processo de institucionalização da EAD no âmbito acadêmico, por meio de seus cursos e currículos, propostas sobre convergência das modalidades de ensino.
ESUD2024_Relatos de experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos, Trilhas de Aprendizagem e metodologias
Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: propostas, usos e modelos pedagógicos aplicados em práticas de ensino superior ou na educação básica, por meio da EAD, materiais digitais que utilizam abordagens com foco em recursos educacionais abertos (REA), trilhas de aprendizagem, modelos e metodologias com foco em acessibilidade e inclusão.
ESUD2024_Relatos de experiência | Trilha Temática IV - Transformação Digital, Inovação e Produção materiais didáticos em EAD
Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: Transformação digital, transferência de conhecimento, produtos tecnológicos, softwares, inteligência artificial, plataformas digitais, aplicativos, jogos digitais, material didáticos digitais e de outros produtos para uso em práticas de ensino, buscando destacar nas propostas de trabalhos, o processo de design, aspectos de acessibilidade, inclusão, inovação científica por meio dos produtos apresentados para uso na Educação. Além disso, serão aceitos trabalhos que discutam os resultados de desenvolvimento e de aplicação dos produtos tecnológicos, sejam estes abertos ou de uso restrito, ofertados no formato de plataformas, cursos on-line, REA, aplicativos, entre outros.
ESUD2024_Relatos de experiências |Trilha Temática V - Formação docente para atuação na EAD
Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: formação de professores para atuação na EAD, experiências com práticas efetivas no ensino superior ou por meio de cursos de pós-graduação, processos formativos, abordagens adotadas, cursos, disciplinas, materiais digitais, entre outros aspectos.
ESUD2024_Relatos de experiência |Trilha Temática VI - Assistência estudantil, Acessibilidade e Inclusão na EAD
Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam sobre o uso e desenvolvimento de jogos digitais, jogos de realidade alternativa (ARGs), Metaversos, jogos com realidade virtual, entre outros, desde que sejam explorados em práticas na educação, seja na educação básica ou no ensino superior, reportando experiências com relação ao design, aplicações práticas, diretrizes de uso, desenvolvimento e análise de jogos. Além disso, busca-se por trabalhos que discutam sobre práticas de ensino que incluam o uso de gamificação, seja esta proposta no design de cursos, em plataformas, em materiais digitais, ou em outras experiências.
Copyright Notice
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.
Privacy Statement
The names and email addresses entered in this site will be used exclusively for the stated purposes and will not be made available for any other purpose or to any other party.