PAULO FREIRE, EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

UM BREVE APORTE TEÓRICO

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação e Tecnologias, Diálogo, Autonomia, TDIC

Resumo

Com o centenário de Paulo Freire, muitos debates acadêmicos foram realizados com o objetivo de investigar a relevância de seus conceitos para a atualidade. Esse processo coincidiu com o Ensino Remoto Emergencial, que colocou em xeque outras questões, como a importância do uso das tecnologias digitais para promover o diálogo e a autonomia dos estudantes. A partir daí, surgiu o seguinte questionamento: é possível a utilização de conceitos freirianos a fim de justificar a importância das tecnologias digitais na formação de um sujeito autônomo e crítico? Nesse sentido, este artigo de caráter qualitativo-bibliográfico buscou investigar nas obras de Paulo Freire e de outros autores contemporâneos, aspectos importantes com o intuito de orientar os docentes sobre a importância do tema. Como resultado, chegou-se à compreensão de que as tecnologias digitais são utilizadas como facilitadoras da pesquisa e da comunicação entre educadores e educandos, incorporando-se às denominadas metodologias ativas. Como as tecnologias não são neutras, elas carregam em seu bojo as ideologias da classe dominante e precisam ser problematizadas e questionadas. Entretanto, se utilizadas de forma crítica, contribuem para fomentar o diálogo e a autonomia dos educandos.

Biografia do Autor

Claudinei Zagui Pareschi, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela UNIMEP, formado em Filosofia, Pedagogia e História. Pesquisador do grupo Horizonte da UFSCAR e do grupo Movimentos Docentes da Unifesp. Atualmente é diretor de escola na SME-Limeira.

Gustavo Carvalho Mauricio, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador pelo Grupo Horizonte da UFSCar. Possui graduação em Computação - Licenciatura - Claretiano Centro Universitário. Especialista em Desenvolvimento de Software para Web pela UFSCar e Especialista em Gestão Pública pela UFSCar. Atualmente é técnico em tecnologia da informação da Universidade Federal de São Carlos.

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos

Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com formação e expertise em Educação a Distância e integração de tecnologias no ensino-aprendizagem. Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorados pelas Universidade de Coimbra e Universidade Aberta de Portugal. Desde 2007, é líder-fundador do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e também já atuou por vários anos no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Como pesquisador, tem particular interesse pela interseção entre as temáticas: Educação, Tecnologias e Linguagens; com especial atenção aos temas aprendizagem significativa, gestão, trabalho docente, cognição, educação a distância, metodologias ativas, entre outros assuntos correlatos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, 18 de março de 2020.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. ​

DEWEY, J. Democracia e Educação. Introdução a Filosofia da Educação. Tradução: Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Companhia Nacional, 1959.

DEWEY, J. Vida e Educação. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 21. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Indignação. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

FREITAS, A. L. S. Saber de experiência feito. In: Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2019. p. 439.

GALLI, E. F.; BRAGA, F. M. O diálogo em Paulo Freire: concepções e avanços para transformação social. Quaestio-Revista de Estudos em Educação, v. 19, n. 1, 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HODGES, C. B. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review, 2020.

JUNIOR, J. L.; MILL, D. Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro. Conjectura: Filosofia e Educação, n. 25, p. 14, 2020.

MACHADO, R. C. F. Autonomia. IN STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Ed.). Dicionário Paulo Freire. Autêntica, 2019.

MORAN, J. M. Como transformar nossas escolas. Educação, v. 3, p. 63-91, 2017.

SINDIQUE, C. O uso das metodologias ativas de aprendizagem para a promoção da autonomia no estudante: uma análise a partir de Paulo Freire. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 8, n. 2, p. 48-68, 2021.

STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

VELOSO, B. Paulo Freire e educação a distância: visão propositiva para explorar a autonomia no ensino-aprendizagem. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. [GS Search]. 2021a.

VELOSO, B.; MILL, D. Dialogicidade na Educação a Distância e no ensino remoto: concepções para conciliar “distância” e “proximidade”. In HARDAGH, Claudia Coelho; GAMEZ, Luciano. Paulo Freire e a práxis pedagógica na atualidade. Diadema: V&V Editora, 2021b.

WEYH, L. F.; NEHRING, Cátia Maria; WEYH, Cênio Back. A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 44497-44507, 2020.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Pareschi, C. Z., Carvalho Mauricio, G., & Mill, D. (2024). PAULO FREIRE, EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM BREVE APORTE TEÓRICO. SUD, 16. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/94

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais