INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÚBLICA

OLHARES SOBRE A CULTURA ORGANIZACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância, Institucionalização, Cultura organizacional, Sistema Universidade Aberta do Brasil, Instituições Públicas de Ensino Superior

Resumo

Em meio às discussões mais recentes que perpassam o campo da Educação a Distância (EaD), cita-se a institucionalização da modalidade. Trata-se de processo complexo, influenciado por elementos endógenos e exógenos, que se relaciona diretamente à qualidade e, por conseguinte, à perenidade das propostas de cursos. No caso das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), o objeto ganha outras colorações na medida em que tem fundamental intersecção para com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), política de indução da modalidade que, há mais de uma década, tem se mostrado fulcral na oferta e manutenção das experiências educacionais a distância. Dito isso, o objetivo deste artigo é analisar a importância da cultura organizacional para o movimento de institucionalização da EaD. A pesquisa é um recorte da tese de doutorado do primeiro autor e teve como procedimentos metodológicos: análise documental, grupo focal virtual, entrevista semiestruturada, técnica Delphi e questionário. Os participantes do estudo foram gestores, docentes-autores/conteudistas, docentes-formadores/aplicadores, docentes-tutores (virtuais e presenciais), discentes e ex-discentes, todos com experiência em cursos no âmbito do Sistema UAB. Os dados coletados foram analisados à luz das abordagens qualitativa e quantitativa. Com o estudo, enfatizamos a importância da cultura organizacional como elemento que interliga grupos de sujeitos e o aparato burocrático institucional. Desse modo, consideramos que quaisquer ações estratégicas, oriundas de gestores que visam à institucionalização, devem se atentar às influências que podem ser exercidas na cultura dentro das IPES.

Biografia do Autor

Braian Veloso, Universidade Federal de Lavras

Professor Adjunto do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (PPGE-UFLA). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar), com período sanduíche na Universidade Aberta de Portugal (UAb). Coordenador adjunto do curso de Pedagogia da UFLA, modalidade a distância. Atua nas áreas de práticas de ensino, tecnologias digitais nos processos pedagógicos e educação a distância.

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como Docente e Gestor de Educação a Distância (EaD) e presencial. Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorados pelas Universidades de Coimbra e Aberta de Portugal. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. É Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) e, como pesquisador, tem interesse particular pela interseção das temáticas: Trabalho Docente, Tecnologias, Linguagens, Cognição e Educação a Distância.

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Publicado

15-01-2024

Como Citar

Veloso, B., & Mill, D. (2024). INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÚBLICA: OLHARES SOBRE A CULTURA ORGANIZACIONAL. SUD, 15. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/85

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização