FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DE MEDIAÇÃO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Autores

Palavras-chave:

Mediação, Educação a Distância, Formação Continuada, Qualidade

Resumo

Neste texto, empreende-se o compartilhamento de experiência formativa realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) direcionada aos sujeitos que lidam com a mediação pedagógica na Educação a Distância (EaD). O planejamento do curso, com carga horária de 20 horas, foi realizado por meio de reuniões entre a equipe de trabalho da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec) e Coordenação Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os seus objetivos estiveram assim descritos: Refletir sobre as características da mediação do processo de ensino-aprendizagem na EaD; Compreender quais os processos de funcionamento e operacionalização da EaD na UFMT (sistemas); Proporcionar a compreensão do papel dos profissionais para a construção da educação de qualidade. Metodologicamente, estruturou-se um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de acesso restrito para os participantes inscritos, no qual estavam disponibilizados os links de acesso a todas as atividades. Tais atividades consistiram em uma conferência de abertura, que abordava temas correlatos à EaD e contou com a participação de professores de diferentes instituições acadêmicas, seguida de três momentos formativos, os quais: encontros síncronos, atividades na plataforma e interação por meio de fórum. Os resultados do fórum de avaliação dos participantes indicam um resultado positivo em relação à interação com outros profissionais, partilha de experiências e expectativas de novos cursos dessa natureza. 

Biografia do Autor

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação. Departamento de Ensino e Organização Escolar (DEOE/UFMT).

Marijâne Silveira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunta do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lotada no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE) e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT). Possui Pós-doutorado, Doutorado e Mestrado em Educação (PPGE/UFMT) e Licenciatura em Pedagogia (UFMT). É Avaliadora do INEP/MEC compondo o Banco Nacional de Avaliadores do Sistema Educação Superior e-Basis e vice-líder do GEM-Grupo História da Educação e Memória (UFMT).

Alexandre Martins dos Anjos, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Ciências na área de concentração de Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Novas Tecnologias de Informação e Comunicação pela Universidade Nacional de Educação a Distância de Madrid. Especialista em Formação de Orientadores Acadêmicos para Educação a Distância e Bacharel em Ciência da Computação e Ciências Econômicas. Na Universidade Federal de Mato Grosso é professor de cursos de Graduação e do programa de Pós-Graduação em Educação. Atua como pesquisador do Laboratório de Estudos em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Tecnologia Educacional (NUTEC).

Referências

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas, SP, v. 29, n. 78, p. 201-215, 2009. Disponível em: https://link.ufms.br/TdfIE. Acesso em: 30 jun. de 2023.

SINGH, Bhupendra; MISHRA, Patanjali. Quality Assurance in Distance Education. Journal of Applied Research in open and distance education, Bingley/United Kingdom, v. 24, n. 1, p. 85-92, 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/2aqH8. Acesso em: 06 jul. de 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Casagrande, A. L., da Silva, M. S., & dos Anjos, A. M. (2024). FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DE MEDIAÇÃO: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. SUD, 13. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/55

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática II - Gestão e governança