CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA MODALIDADE EAD PARA PREVENÇÃO DE RISCOS E DESASTRES
Palavras-chave:
Extensão, Curricularização, Riscos e Desastres, MOOC, EaDResumo
A frequente ocorrência de eventos climáticos extremos ao redor do mundo, tem contribuído para que o movimento de Prevenção de Riscos e Desastres esteja em evidência, fazendo deste tema, uma tendência de pesquisa eminente e cada vez mais presente em bases de dados de periódicos científicos. A falta de uma Cultura de Prevenção de Riscos e Desastres nos espaços educacionais, e de maneira geral no Brasil, justifica a criação de ações e materiais pedagógicos que auxiliem no crescimento do movimento. A produção específica de materiais didáticos no formato de cursos MOOC (Massive Open Online Courses), bem como materiais paradidáticos no formato de e-book para educadores, crianças e adolescentes da Educação Básica, é o que vem sendo realizado pela Universidade do Estado de santa Catarina (UDESC) em ações que se propõem a realizar formação continuada de na Prevenção de Riscos e Desastres. Tais atividades contam com apoio do processo de Curricularização da Extensão que vem sendo colocado em prática no país. A metodologia utilizada é a construção de materiais de caráter interdisciplinar, reunindo profissionais de diferentes áreas do conhecimento para criação de ambientes virtuais de aprendizagem, produção de artigos científicos e material no formato e-book para disseminar a cultura de Prevenção de Riscos e Desastres fazendo uso da EaD. Ao envolver ações de Extensão Universitária, fortalecidas com a Curricularização da Extensão, a UDESC vem trabalhando com a formação de professores da Educação Básica e interessados no estudo de eventos climáticos extremos, contribuindo para que a Prevenção de Riscos e Desastres esteja presente em todos os espaços educacionais, apresentando maiores possibilidades com apoio de recursos de Ensino a Distância.
Referências
ALESC, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Ato da Mesa nº 647, de 3 de maio de 2023. Disponível em https://link.ufms.br/1KZUR Acesso em 30 jul 2023.
BATTESTIN, V; SANTOS, P. S. ADDIEM. Um Processo para Criação de Cursos MOOC. EaD em Foco, v. 12, n. 1 2022. Disponível em https://link.ufms.br/e14Om Acesso em 30 jul 2023.
BIRKMANN, J. Measuring vulnerability to promote disaster-resilient societies: Conceptual frameworks and definitions. The Routledge Handbook of Hazards and Disaster Risk Reduction . Routledge, 2015.p. 66-79
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012. Diário Oficial da União, Brasília :11 abr. 2012. Disponível em: https://link.ufms.br/OUTAW . Acesso em: 30 jul, 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96. Brasília, 1996. Disponível em https://link.ufms.br/PfiAc Acesso em 30 jul, 2023.
CNE, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/dAtGs . Acesso em: 30 jul. 2023.
DCN, Defesa Civil Nacional; UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina. Atlas Digital de Desastres no Brasil. Disponível em https://link.ufms.br/D33lf . Acesso em: 30 jul 2023.
FORPROEX. Plano nacional de extensão universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão, 2001.
FORPROEX. O Plano Nacional de Extensão Universitária Coleção Extensão Universitária, FORPROEX, vol. I, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/m8itz . Acesso em: 30 jul 2023.
GARCIA, Walter. Inovação Educacional no Brasil. Problemas e perspectivas. 3 Edição. Campinas: Editora dos Autores Associados, 1995.
JARA, Eduardo; GONTIJO, Felipe; SOUSA, Raquel; CESARIO, Alícia; PIRES, Amanda. Aventuras de uma Pipa em eventos climáticos. Florianópolis: Edujara Editora, 2020.
JARA, Eduardo Janicsek. Ensino de Empreendedorismo para Crianças: Uma Abordagem Via Extensão Universitária no Programa Esag Kids. Tese (Doutorado) – Curso Administração, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
KELMAN, I., MATHER, A. The role of politics in reducing disaster risk. Global Policy, v. 9(n.3 ),p. 386-394, 2018.
MME, Ministério de Minas e Energia. Mapa de Prevenção de Desastres do Serviço Geológico do Brasil. Disponível em:https://link.ufms.br/NmblT Acesso em: 30 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo Jara, Felipe Gontijo, Tania Foletto, Júlia Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.