TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19
ESTRATÉGIAS E AÇÕES DA UFG
Palavras-chave:
Universidade Federal de Goiás (UFG), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Estratégias e açõesResumo
Este relato de experiência descreve sobre as estratégias e ações implementadas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) para a realização de aulas no formato não presencial, com utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) durante a pandemia de Covid-19. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com coleta documental e bibliográfica, incluindo acesso aos repositórios (sites) institucionais da UFG, bem como análise de informações disponibilizadas pelos órgãos da instituição, em específico, a Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Com base nos resultados do estudo foi possível inferir que as estratégias e ações da UFG para a utilização de TDIC foram incluídas desde o início da pandemia, configurando-se como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de aulas no formato não presencial. Constatou-se ainda que a gestão superior da UFG, utilizou-se das TDIC como um recurso estratégico para o enfrentamento da pandemia, com diversas ações para melhor compreensão da sua finalidade, bem como a sua utilização de forma institucional, compreendendo desde a fase de composição do Grupo de Trabalho (GT) de TDIC, seguida da elaboração e aprovação da Resolução CONSUNI n.º 22/2020; da Instrução Normativa/SeTI n.º 01/2020, além de outras ações, como o site “UFG em Casa” e o Plano Emergencial de Conectividade.
Referências
BATISTA, T.C. da S. A relação entre educação e as tecnologias da informação e comunicação em marcos legais específicos para a educação básica brasileira. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiás, 2016.
CANI, J. B.; SANDRINI, E. G. C.; SOARES, G. M.; SCALZER, K. Educação e Covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista IfesCiência, v. 6, n.1, p. 23-39, 2020.
CONSUNI. Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (UFG). Resolução CONSUNI nº 22/2020. Altera dispositivos da Resolução CONSUNI Nº 18/2020, de 27 de março de 2020, que dispõe sobre a suspensão, por tempo indeterminado, dos calendários acadêmicos 2020 do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e dá outras providências. Disponível em: https://link.ufms.br/SDYmp . Acesso em: 22 ago. 2023.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/7uTd8 . Acesso em: 14 mar. 2022.
LIMA, D. da C. B. P.; FARIA, J. G. Educação, escola e tecnologias: significados e caminhos. In: Conferência Internacional sobre os sete saberes necessários à educação do presente, Fortaleza. Anais da Conferência internacional sobre Os Sete Saberes. Fortaleza - CE: Editora da UECE, 2010.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, v. 20, 2020.
PRAE. Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFG. Relatório de Gestão. Disponível em: https://link.ufms.br/byxi1. Acesso em: 03 abr. 2022.
SeTI. Secretaria de Tecnologia e Informação da UFG. Instrução Normativa nº 01/2020, de 27 de maio de 2020. Define as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) institucionais na Universidade Federal de Goiás. Disponível em: https://link.ufms.br/aggLA. Acesso em: 12 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo, Isabela de Souza Neiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.