MICROAULAS ON-LINE NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
Palavras-chave:
Estágio obrigatório, Sequência didática, MicroaulaResumo
Este artigo visa a divulgar resultados da etapa de regência realizada, de forma on-line, na disciplina Estágio Obrigatório de Língua Portuguesa e Literatura II, de um curso de licenciatura em Letras de uma Instituição Pública de Ensino Superior, durante a pandemia de Covid-19. Em decorrência do isolamento social, as disciplinas práticas presenciais foram suspensas e os estágios, adaptados. Nesse contexto, para realizar a regência, os estagiários elaboraram Sequências Didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) de diferentes gêneros discursivos/textuais para o ensino de língua portuguesa, apresentadas por meio de recursos digitais. Entre outras atividades, durante o período de ensino remoto emergencial, a fase de regência na escola foi substituída por microaulas on-line e videoaulas produzidas pelos estagiários, avaliadas, também de forma on-line, por uma banca de professores do Curso. Neste artigo, apresentamos a análise de uma microaula, referente ao módulo da sequência didática que contemplou a análise linguística de um exemplar do gênero textual/discursivo fábula, conduzida no eixo de leitura (BRASIL, 2017). A partir das reflexões do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), sobre atividades de linguagem e desenvolvimento humano (BRONCKART, 2003, 2006), e da Didática das Línguas (DOLZ, 2016), acerca da engenharia didática e da atividade do professor, os resultados apontaram que a experiência on-line viabilizou a realização do Estágio; o recurso utilizado favoreceu o funcionamento da atividade docente em situação adversa; e apresentou inovações nas práticas pedagógicas, potencializando ainda a aprendizagem na formação inicial de professores.
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