EVADIR OU NÃO EVADIR
FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE ABANDONAR O ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Educação a distância, Desistência do Aluno, Relação Aluno/DocenteResumo
O combate à evasão faz parte do cotidiano de cursos de graduação, em especial, diante da modalidade a distância, mesmo se tratando de um ensino adaptável às mais diferentes realidades, com dispersão geográfica e flexibilidade. Nesse ínterim, objetivou-se compreender os fatores que influenciaram a desistência de alunos de uma graduação na modalidade a distância no Estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e uso de questionário eletrônico. No total, 43 sujeitos autorizaram a participação e responderam sobre o perfil sociodemográfico, fatores externos e internos ao curso e os aspectos afetivos e motivacionais que possam ter influenciado a desistência. Os resultados apontaram o ano de 2020 como o período de maior desistência (88%), em especial quando cursavam o quarto semestre. Os motivos externos foram a falta de tempo para se dedicarem à graduação (16,27%), seguido de falta de recurso financeiro (11,62%); os motivos internos foram a falta da tradicional relação face a face entre professor e alunos (27,9%) e alto nível de avaliação das atividades (25,58%). No tocante aos aspectos afetivos e motivacionais, destacou-se a preocupação em modo geral (37,2%), cansaço físico e cansaço mental, ambos com 34,88%. Já nas emoções positivas, prevaleceu o interesse (58,13%), perseverança (53,48%) e otimismo (41,86%). As informações são importantes para se traçar uma estratégia de combate real à taxa de evasão e ajudar em um aprimoramento da modalidade de ensino.
Referências
ALVES, E. J.; CASTRO, F. J.; VIZOLLI, I.; ARANTE NETO, M. S.; NUNES, S. G. C. Impactos da pandemia de COVID-19 na vida acadêmica dos estudantes do Ensino à Distância na Universidade Federal do Tocantins. Revista Pan-Amazônica de comunicação, v. 4, n. 2, 2020.
ARIEIRA, J. O. et al. Avaliação do aprendizado via educação a distância: a visão dos discentes. Ensaio: Avaliação, Políticas Públicas em Educação, v. 17, n. 63, p. 313-40, 2009.
BACON, A. R.; MARTINS, G. H. Adaptação ao Ensino Superior, Estratégias de Aprendizagem e Motivação de Alunos EaD. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 40, p. 1-15, 2020.
BIZARRIAS, F. S.; SILVA, L. F.; PENHA, R. Preparação de dados e boas práticas em pesquisas quantitativas. Revista de Gestão e Projetos, v. 14, n. 1, p. 1-10. 2023.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016. Diretrizes aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Acesso em: 15 abr. 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/52PJ1.
CARDOSO, D. F.; LUDOVICO, N. Estudo longitudinal sobre as pesquisas de evasão no ensino superior: diretório IBICT. Revista Fatec Zona Sul, v. 3, n. 4, 2017.
CENSO EAD.BR. Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2020 = Censo EAD.BR: Analytic Report of Distance Learning in Brazil 2020 [livro eletrônico]/[organização ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância; tradução Camila Rosa]. Curitiba, PR: InterSaberes, 2022.
CUNHA, E. R.; MOROSINI, M. C. Evasão na Educação Superior: Uma Temática em Discussão. Revista Cocar, v. 7, p. 82-89, 2013.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
NASCIMENTO, C. F.; SANTOS, M. E. E. A evasão e a permanência sob a ótica discente: O que os alunos apontam como fatores influentes na desistência e na conclusão do curso de Pedagogia na modalidade EaD. Revista brasileira de aprendizagem aberta e a distância, v. 20, n. 1, 2021.
NASCIMENTO, P. S. C.; SILVA JÚNIOR, A. S.; SCHULZ, C. L.; SANTOS, V. R.; MACIEL, A. M. A.; RODRIGUES, R. L.; NASCIMENTO, R. R.; ALENCAR, F. M. R. Análise dos impactos da gestão do tempo no desempenho acadêmico através da mineração de dados educacionais. Anais... XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2021.
RAMOS, D. K. Perfil dos alunos de licenciatura a distância e aspectos que contribuem para aprendizagem. Revista Reflexão e Ação, v. 2, n. esp., 2013.
SILVA JUNIOR, S. D.; COSTA, F. J. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, São Paulo, v. 15, p. 1-16. 2014.
YOSHIY, S. M.; KIENEN, N. Gerenciamento de tempo: uma interpretação analítico-comportamental. Psicologia da Educação, v. 47, p. 67 – 77, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Germana Costa Paixão, Charles Ielpo Mourão, Francisco Wagner de Sousa Paula, Livia Maria Galdino Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.