VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO EM ENSINO FUNDAMENTAL II

SEQUÊNCIA DIDÁTICA HQ E MANGÁ

Autores

  • Patrícia Pujol Universidade Federal do Pampa
  • Denise Aparecida Moser Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Relato de experiência, Estágio obrigatório, Sequência didática, História em quadrinhos, Mangá

Resumo

O presente relato de experiência em estágio obrigatório no ensino fundamental II, do curso de graduação em Letras - Português EAD, apresenta as vivências da sequência didática HQ e Mangá, planejadas para a fase de regência. O gênero textual história em quadrinhos, incluindo o modelo japonês Mangá, abordou o tema transversal consumo consciente. As ações de ensino objetivaram atividades de leitura, oralidade, produção textual e análise linguística, além do desenvolvimento de habilidades tecnológicas, usando o Canva na criação de design digital e a leitura crítica da HQ O Mestre dos Sonhos, da Turma da Mônica Jovem – Ruptura, de Mauricio de Sousa. Contemplaram-se, como metodologia: introdução à temática; leitura e reflexão da HQ; elaboração de HQ, reflexão sobre a língua, estudando onomatopeia; isso tudo, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A prática docente do estágio foi fundamentada pela obra Aula de português: encontro & interação de Antunes (2008), com o emprego das etapas de escrita, e Hauy (2015), fazendo uso da obra Gramática da Língua Portuguesa Padrão. Os principais resultados englobam as produções criativas dos estudantes. Conclui-se que o estágio constituiu um tempo escolar de muita dedicação e aprendizado. Foi uma oportunidade de vivenciar a educação pública, identificar os interesses dos estudantes e, por meio deles, oferecer um espaço para o diálogo e a produção textual criativa.   

Biografia do Autor

Patrícia Pujol, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Informática pela Universidade da Região da Campanha (2000) com Formação Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Especialista em Informática na Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2002) e em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2007). Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Concluinte do Curso de Letras - Português EAD pela Universidade Federal do Pampa.

Denise Aparecida Moser, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Licenciatura em Letras: Português e Inglês pela Fundação Educacional da Região de Joinville (1990), graduação em Direito pela Universidade da Região da Campanha (2023), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, estágio curricular supervisionado obrigatório, leitura, ensino e autismo.

Referências

ANTUNES, Maria Irandé. Aula de português: encontro & interação. 6. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília - DF: MEC, 2018. Disponível em https://link.ufms.br/sbNvp. Acesso em: 5 jul. 2023.

CAETANO, Érica. "Mangá"; Brasil Escola. Disponível em: https://link.ufms.br/HYIZB. Acesso em: 16 jul. 2022.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e para o escrito: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro] Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128.

HAUY, Amini Boainain. Gramática da língua portuguesa padrão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

KHAN ACADEMY BRASIL. Gênero textual: mangás e outras histórias em quadrinhos. 2020. 1 vídeo (8:19 min). Disponível em: https://link.ufms.br/zSlR3. Acesso em: 8 jul. 2022.

SOUSA, Mauricio de. Turma da Mônica Jovem – Ruptura. HQ O Mestre dos Sonhos. São Paulo: Editora Panini Brasil, 2022.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Pujol, P., & Moser, D. A. (2024). VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO EM ENSINO FUNDAMENTAL II: SEQUÊNCIA DIDÁTICA HQ E MANGÁ. SUD, 8. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/23

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias