A UTOPIA DEMOCRÁTICA (!?) NA GESTÃO E GOVERNANÇA DAS PRÁTICAS E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional. Recursos Educacionais Abertos. Educação a Distância. Políticas Públicas. Gestão Educacional.

Resumo

 O foco temático circunscreve reflexão crítica sobre as políticas públicas, gestão e governança em torno da utopia democrática preconizada pelas Práticas Educacionais Abertas (PEA) e pelos Recursos Educacionais Abertos (REA). Metodologicamente balizada pelo Design Based Research (DBR), a análise de conteúdo centra-se em documentos oficiais que instruem e governam performances abertas em componentes curriculares de cursos de graduação e pós-graduação de professores e gestores públicos via modalidade a distância no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os resultados mostram um cenário político e institucional retraído impelindo a necessidade de vigilância crítica contínua para integralizar os princípios da utopia democrática. Mesmo com a sinalização sobre REA em alguns documentos oficiais, a produção de conhecimento crítico precisa problematizar a cultura proprietária, os direitos restritivos e reservados dos recursos, bem como a plataformização que tem ocorrido com os arcabouços de software e hardware fechados. Afinal, isso também engloba o debate em torno do modo como a gestão e a governança garantem a soberania das instituições. Abarca-se conclusões em torno da otimização da Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) para que se possa consolidar PEA e REA com políticas públicas, gestão e governança para a democratização do acesso, produção e compartilhamento do conhecimento como direito subjetivo universal.

Biografia do Autor

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Professora-pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria.

Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Professora-pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria.

Daniele da Rcocha Schneider, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Informática na Educação. Professora-pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria.

Mara Denize Mazzardo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação a Distância e e-Learning. Professora-pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

15-01-2024

Como Citar

Mallmann, E. M., Aparecida Cavichioli Lauermann, R., da Rcocha Schneider, D., & Denize Mazzardo, M. (2024). A UTOPIA DEMOCRÁTICA (!?) NA GESTÃO E GOVERNANÇA DAS PRÁTICAS E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS . SUD, 16. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/16

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática V - Materiais didáticos