PROJETO RENAFOR
O DESAFIO PROPULSOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE PRODUÇÃO DE MOOC
Palavras-chave:
MOOC, RENAFOR, Metodologia de produção, CIPEAD, UFPR AbertaResumo
A UFPR Aberta (Moodle) foi concebida como um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) aberto à sociedade, tendo como premissa a própria missão da UFPR de disseminação do conhecimento científico com vista à melhoria social e econômica. Por meio do convênio da UFPR no Programa Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR), vislumbrou-se a criação de 9 cursos em formato MOOC voltados à formação continuada de professores da Educação Básica. O objetivo do presente relato de experiência é o de compartilhar a metodologia de produção de material desenvolvido pela equipe do Laboratório de Produção da Coordenadoria de Integração de Política de Educação a Distância (LabCIPEAD) para cursos MOOC. Para tanto, faz-se a contextualização das condições propiciadoras e propulsoras da demanda de produção dos 9 MOOC para, na sequência, detalhar a ferramenta digital utilizada e as etapas do planejamento, da produção e da implementação dos cursos MOOC na plataforma UFPR Aberta. Como resultado dessa experiência, tem-se a expansão da metodologia desenvolvida no Projeto RENAFOR para todas as ações de produção de MOOC no LabCIPEAD, possibilitando com essa adoção o aprimoramento das próprias práticas do LabCIPEAD e da qualidade da Educação Aberta promovida pela UFPR, em consonância com a missão da universidade e com os objetivos sustentáveis da ONU.
Referências
CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre Cinco Abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS BRASIL (ONU). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://link.ufms.br/DNZ0H. Acesso em 19 de set. 2023.
VOLOCHÍNOV (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2ª ed. Trad.: Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR). Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Unidade. Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026 (PDI). Curitiba, 2022. Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC). Disponível em: https://link.ufms.br/9Tqdv. Acesso em 20 mai. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elizabete Terezinha Gomes, Geovana Gentili Santos, Marina Lupepso, Sarah Menon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.