ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA?

Autores

  • Amauri Barros Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Formação inicial, PRIL, Matemática, Metodologia ativa, Matemática, Estatística, PRIL

Resumo

O presente relato de experiência apresenta o ocorrido na disciplina “Noções básicas de matemática e estatística”, com 54 horas, ministrada para estudantes do curso de Letras, licenciatura, do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL do Campus do Sertão/UFAL, com sede na cidade de Delmiro Gouveia/AL. A disciplina teve como objetivo apresentar a matemática de forma lúdica, significativa e motivadora, trabalhando com os estudantes ao longo de seis semanas conceitos básicos de matemática e estatística. Para tanto, utilizou-se a metodologia ativa e a sala de aula invertida. Os resultados obtidos foram considerados satisfatórios tendo em vista que os estudantes se apropriaram de conceitos antes não consolidados. Como resultado final, apresentaram as atividades e trabalhos desenvolvidos aos seus pares e construíram conhecimentos sobre noções básicas de matemática e estatística.

Biografia do Autor

Amauri Barros, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Matemática, UNICAMP. Professor da Universidade Federal de Alagoas. Pró-reitor de graduação da Universidade Federal de Alagoas

Referências

Cazorla, Irene (2002). A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo - SP.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Barros, A. (2024). ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA? . SUD, 7. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/144

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias