DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO DIGITAL
AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO USO DO ChatGPT
Palavras-chave:
Educação Digital, Inteligência Artificial, ChatGPT3, Ensino e aprendizagemResumo
Este artigo teve como objetivo traçar algumas reflexões sobre a educação digital no contexto contemporâneo, mais especificamente, compreender as possibilidades pedagógicas do uso de plataformas digitais nos processos de ensino e aprendizagem. Buscou-se, por meio do Chat GPT, oferecido pela OpenAI, um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial, compreender os impactos da tecnologia nos processos educacionais, de forma a compreender como essa ferramenta pode ser utilizada para contribuir para a prática pedagógica no dia a dia do docente. Nesse sentido, por meio de uma revisão bibliográfica, foram explorados o cenário de diálogos e discussões a respeito da Inteligência Artificial e sua inserção na educação. Observou-se que o uso do Chat GPT pode oferecer benefícios como suporte ao ensino, tutoria inteligente e interação mais dinâmica entre estudantes e professores. No entanto, também se destaca a importância de uma abordagem equilibrada e ética para garantir o sucesso de sua implementação. Por fim, apresentamos algumas considerações sobre as possibilidades de uso do Chat GPT tanto por professores quanto por estudantes nos processos pedagógicos. Considera-se que essa ferramenta, aliada a práticas pedagógicas inovadoras, pode enriquecer o ambiente de aprendizagem e preparar os estudantes para os desafios da sociedade digital.
Referências
ARAI, Noriko H. Can a robot pass a university entrance exam? Youtube, 23 set. 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/xsu6x. Acesso em: 01 jul. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP. Papirus, 2007.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/PYrtV. Acesso em: 14 ago 2023.
MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Assistente ChatGPT na educação: possibilidades e desafios. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.9, n.06. 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/WPtnL Acesso em: 14 ago 2023.
SANT´ANA, Fabiano Parolin, SANT´ANA, Irani Parolin, SANT´ANA, Claudinei de Camargo. Uma utilização do Chat GPT no ensino. Com a Palavra, O Professor, v. 8, n.20 p. 74-86 Disponível em: https://link.ufms.br/q00ZB 1. Acesso em 12 ago 2023.
POLONSKY, M. J.; ROTMAN, J. D. Should Artificial Intelligent Agents be Your Co-author? Arguments in Favour, Informed by ChatGPT. Australasian Marketing Journal, 14 abr. 2023.https://link.ufms.br/WLqLn . Acesso em: 14 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, Flávio Rodrigues de Oliveira , Débora Brunes Simões , Thais Rosana Leite da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.