PODCAST
TRÊS VOZES A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Tecnologias, Educação linguística, Material didático, Licenciatura, OralidadeResumo
O presente trabalho é um relato de experiência sobre o uso do podcast em âmbito universitário, especificamente, no curso de formação de professores de línguas. O relato objetiva descrever e discutir as práticas de três professores do curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), utilizando esse arquivo digital de áudio em diferentes contextos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo qualitativo de base interpretativista, que teve como dados as experiências desenvolvidas no curso presencial em disciplinas da área de língua espanhola, nos diferentes componentes curriculares do curso a distância e em um projeto de extensão voltado para discussões sobre as relações entre a linguagem e a subjetividade. À luz do arcabouço teórico construído com base em Miranda e Kanashiro (2019), Coracini (2007) e Carvalho (2022), procedeu-se à análise e discussão das experiências indicadas. Entre os principais resultados, constata-se que o uso do podcast foi positivo no sentido de ser um recurso a mais para trabalhar a oralidade nas aulas de línguas adicionais, possibilitar o uso de tecnologias digitais dentro e fora da sala de aula e servir como um veículo de promoção da discussão de temáticas relevantes e atualizadas pertinentes à área de Letras.
Referências
CARVALHO, Márcio Palácios de. Espanhol como língua adicional e podcast: articulações entre ensino e pesquisa na formação profissional de nível médio. In: BARREDA, Suzana Vinicia Mancilla; ARF, Lucilene Garcia Machado; ZWARG, Joanna Durand. (Org.). El español en Mato Grosso do Sul-Brasil: lengua, cultura, literatura, enseñanza, investigación y formación de profesores. Campo Grande: Ed. UFMS, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/Y1qD7. Acesso em: 30 jul. 2023.
CORACINI, Maria José. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas: Mercado das Letras, 2007.
MIRANDA, Ana Karla Pereira de; KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto. O uso de podcast na educação a distância: uma experiência vivenciada no curso de Letras da UFMS. Anais do Seminário de formação docente: intersecção entre universidade e escola. v. 3, n. 3, p. 1232-1238, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/Ff2eU Acesso em: 30 jul. 2023.
RODRIGUES, Davi et al. Criar para (trans)formar? Reflexões sobre o desenvolvimento de um podcast e a formação de professores. In: INTEGRA UFMS. Anais 2022. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2022. p. 895. Disponível em: https://link.ufms.br/kfKxC. Acesso em: 06 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Karla Pereira de Miranda, Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Álvaro José dos Santos Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.