A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS
PRÁTICAS FORMATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Plataforma Google Forms. Processo ensino e aprendizagem. Educação a Distância. Inovações tecnológicas.Resumo
Diante das inovações tecnológicas, os discentes do curso de Pedagogia, na modalidade a distância (EaD) de uma instituição privada no estado do Paraná, são instigados a utilizá-las em favor de uma aprendizagem mais dinâmica e autônoma. Assim sendo, o objetivo deste artigo, consiste em apresentar a atividade denominada MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem) utilizando a ferramenta do Google Forms, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A disciplina em questão é Estatística Aplicada à Educação Básica, conteúdos que não são bem vistos pelos alunos, pela dificuldade de compreensão dos mesmos. Assim, se faz necessário utilizar estratégias para que os futuros pedagogos tenham clareza dos conteúdos estatísticos para colocarem em prática nas diversas situações do cotidiano escolar. Portanto, é indispensável a utilização da tecnologia como uma aliada no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Pode-se verificar as vantagens e necessidades de utilizar a tecnologia como um recurso pedagógico, visto que a sociedade mudou, e as instituições de ensino devem acompanhar essa transformação Os resultados mostraram como o uso desta ferramenta proporcionou um maior engajamento e participação efetiva dos alunos durante todo o processo, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo, assim, que o acadêmico se posicione frente ao seu lugar no mundo, inclusive, no ambiente que o rodeia, e atue com base em seus conhecimentos para preservá-lo e desenvolvê-lo.
Referências
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 4. ed. Campinas: Papirus, 2019.
PONCHO, C. L.; AGUIAR, M. M.; SAMPAIO, M. N. Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gisele Soncini Rodrigues; João Paulo, Dean Gomes de Oliveira, Marcia Maria Previato de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.