GESTÃO DE TUTORIA EM UM PROJETO DE LARGA ESCALA
Palavras-chave:
Gestão de tutoria, Educação a Distância, Projeto de larga escalaResumo
Este artigo aborda os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas pela gestão de tutoria no contexto do Projeto Saúde com Agente, que engloba dois cursos técnicos para formar 200 mil agentes de todo o Brasil. O estudo trata-se de uma análise sobre a experiência da gestão de tutoria que envolveu uma equipe de 4.000 tutores, 400 supervisores, 5 coordenações regionais, responsáveis por acompanhar 200.000 estudantes em dois cursos técnicos. Os resultados obtidos destacam a complexidade de coordenar uma equipe de grande escala e a importância de diferentes estratégias para superar esses desafios. Entre as estratégias destacam-se: liderança distribuída, articulação entre equipes, mecanismos de orientação e ferramentas de acompanhamento do trabalho, canais de comunicação eficazes e programa de capacitação na função da tutoria, alinhado ao conteúdo dos cursos. A análise permite reflexões sobre estratégias para a gestão de tutoria em projetos de larga escala.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro. Portaria MS nº 3.241, de 7 de dezembro de 2020. Diário Oficial da União: Seção: 1. Brasília, DF, n. 235, p. 290. Disponível em: https://link.ufms.br/TSjvo Acesso em julho de 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70, 2011.
CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes; TURCHIELO, Luciana Boff. Quem é o tutor a distância?. Educação a distância e tutoria: considerações pedagógicas e práticas. p. 36-51, 2013.
DRUCKER, Peter. The practice of management. Harper & Brothers, 1954.
HARRIS, Alma. Distributed leadership: According to the evidence. Journal of Educational Administration, 46, n. 2, p. 172-188, 2008.
MILL, Daniel et al. Gestão da educação a distância: noções sobre planejamento, organização, direção e controle de educação a distância. Revista Vertentes, v. 35, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. In: O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 1992. p. 269-269.
UFRGS. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. (2021). Disponível em: https://link.ufms.br/buMPF. Acesso em: jul/ 2023.
UFRGS. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. (2021) Disponível em: https://link.ufms.br/qOU03. Acesso em: jul/2023.
UFRGS. Site do Projeto Saúde com agente. Disponível em: https://link.ufms.br/PXDiB Acesso em: jul/2023.
ZIEDE, Mariangela Kraemer Lenz et al. A tutoria no curso de Pedagogia a distância da UFRGS. Aprendizagem em rede na educação a distância: práticas e reflexões. Porto Alegre: Evangraf, 2014. P. 41-58., 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Silvia de Oliveira Kist, Laura Wunsch, Leandro Raizer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.