EDUCAÇÃO HÍBRIDA, FLEXÍVEL, REMOTA E ABERTA NOS ANAIS DO ESUD|CIESUD DE 2019 A 2021
Palavras-chave:
Ensino Híbrido, Ensino Remoto, Educação Flexível, Educação AbertaResumo
O artigo divulga atividades realizadas por pesquisadores da região Sul do Brasil, durante a primeira etapa da pesquisa sobre qualidade e regulamentação da modalidade de educação a distância, desenvolvida em rede com universidades da América Latina e de Moçambique e coordenada por instituições públicas de educação superior brasileiras. Esta etapa ocorreu de fevereiro a abril de 2022 e buscou explorar conceitos e concepções de termos como Educação ou Ensino Flexível, Híbrida ou Híbrido, Remota ou Remoto e Aberta, em repositórios de artigos, teses e dissertações consolidados e disponíveis para consulta. Buscou-se identificar como os conceitos foram definidos, em sua relação com o tema da pesquisa em desenvolvimento. Os pesquisadores da região Sul do Brasil integrantes de uma Rede de pesquisa nacional ocuparam-se, mais especificamente, da seleção e análise dos artigos publicados nos anais do Congresso de Ensino Superior a Distância e Congresso Internacional de Educação a Distância (ESUD/CIESUD), no período de 2019 a 2021. A cada ano, o tema do congresso e respectivas trilhas temáticas reuniram trabalhos que abordaram os conceitos sob diferentes perspectivas. Neste artigo, buscou-se destacar os textos representativos das discussões realizadas em cada edição destes eventos. A partir da análise dos artigos publicados no período foi identificada uma delimitação na definição dos conceitos de educação híbrida, educação flexível, educação remota e educação aberta. A pesquisa torna-se significativa por abranger o período pré-pandemia e as discussões que passaram a ser realizadas já durante o período pandêmico, que trouxe implicações para a concepção da utilização das tecnologias digitais na educação.
Referências
GARCIA, D.B.; BEDERODE, I.R.; TAVARES, J. N.; DOMINGUES, L. V.; RIBEIRO, L.O.M.; FERREIRA, P. H.V. Migração do ensino remoto emergencial para o ensino híbrido - desafios do ensino público e privado no Rio Grande do Sul durante a pandemia e cenário pós-pandêmico. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 18, 2021, Natal. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2021 - Educação, Tecnologia e Resiliência Social: o que aprendemos com a pandemia, Natal: SEDIS/UFRN, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/cqIb5. Acesso em: 14 dez. 2023.
KNUPPEL, M. A. C.; HORST, S. J. Flexibilização no planejamento de um evento: o caso do simpósio nacional sobre metodologias ativas. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 17, 2020, Goiânia. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2020 - DOCÊNCIA ONLINE: CENÁRIOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM REDE, Goiânia: Cegraf UFG, 2020. p. 942-944. Disponível em: https://link.ufms.br/6DInR. Acesso em: 14 dez. 2023.
LEAL, C. B.; RODRIGUES, E. I.; PEREIRA FILHO, J. M.; RODRIGUES, E. I. A cultura do preconceito contra a EAD, o ensino remoto emergencial e a qualidade educacional. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 17, 2020, Goiânia Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2020 - DOCÊNCIA ONLINE: CENÁRIOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM REDE, Goiânia : Cegraf UFG, 2020. p. 62-70. Disponível em: https://link.ufms.br/6DInR. Acesso em: 14 dez. 2023.
LEITE, J. E.R.; DE MELO, R.B. Discente digital: os desafios da aprendizagem on-line durante a pandemia de Covid-19. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 18, 2021, Natal. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2021 - Educação, Tecnologia e Resiliência Social: o que aprendemos com a pandemia, Natal: SEDIS/UFRN, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/wpDDd.
NASCIMENTO, C. F.; DOS SANTOS, M. E. E. Os caminhos da EAD no Brasil: uma análise crítica sobre o conceito e a regulamentação. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 16, 2019, Teresina. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2019 - Responsabilidades e Desafios na Consolidação da EaD, Teresina: Centro de Educação Aberta e a Distância, 2019, p. 26-40. Disponível em: https://link.ufms.br/Xy1Oa .Acesso em: 14 dez. 2023.
PANCIERI, J. P.; PORTO, B.; BATTESTIN, V.; OLIVEIRA, M. G. Ressignificando a sala de aula invertida no ensino remoto de robótica para formação de professores. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 17, 2020, Goiânia. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2020 - DOCÊNCIA ONLINE: CENÁRIOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM REDE], Goiânia : Cegraf UFG, 2020. p. 212-223. Disponível em: https://link.ufms.br/6DInR. Acesso em: 14 dez. 2023.
RIBEIRO, L. O. M.; LIMA, G. G. ; SANTOS, A. D.; GUARENTI, C.; MENDES, L. F. Método blended learning no ensino superior: uma análise a partir da percepção dos professores. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 16, 2019, Teresina. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2019 - Responsabilidades e Desafios na Consolidação da EaD, Teresina: Centro de Educação Aberta e a Distância, 2019, p. 670-679. Disponível em: https://link.ufms.br/Xy1Oa. Acesso em: 14 dez. 2023.
RIBEIRO, L.O.M.; BEDERODE, I.R.; ANTUNES, V. M.; ORTIZ, J.O.; FERREIRA, P. Transição do ensino remoto emergencial para o ensino híbrido - uma realidade viável? In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 18, 2021, Natal. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2021 - Educação, Tecnologia e Resiliência Social: o que aprendemos com a pandemia, Natal: SEDIS/UFRN, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/ijhEu .Acesso em: 14 dez. 2023.
SANTIAGO, G. L. A.; MILL, D.; PASIAN, M. S. A importância das trilhas pedagógicas para propostas de educação flexível e aberta: um estudo sobre o curso edutec. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 16, 2019, Teresina Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2019 - Responsabilidades e Desafios na Consolidação da EaD, Teresina: Centro de Educação Aberta e a Distância, 2019, p. 556-560. Disponível em: https://link.ufms.br/Xy1Oa.Acesso em: 14 dez. 2023.
SOUSA, F. A.; BARROS, D. M. V. Ambientes virtuais: características das estratégias de interação para aprendizagem a distância. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 16, 2019, Teresina. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2019 - Responsabilidades e Desafios na Consolidação da EaD, Teresina: Centro de Educação Aberta e a Distância, 2019, p.659-669. Disponível em: https://link.ufms.br/Xy1Oa.Acesso em: 14 dez. 2023.
VELOSO, B.; MILL, D. Institucionalização da educação a distância: proposição teórico-conceitual para o fenômeno. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 18, 2021, Natal. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2021 - Educação, Tecnologia e Resiliência Social: o que aprendemos com a pandemia, Natal: SEDIS/UFRN, 2021. Disponível em:https://link.ufms.br/ijhEu.Acesso em: 14 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria da Glória Silva e Silva, Mára Lúcia Fernandes Carneiro, Maria Aparecida Crissi Knuppel, Narjara Mendes Garcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.