RACIONALIDADE NEOLIBERAL

FUGAS, LIMITES E FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Educação, racionalidade neoliberal, Sociedade, democracia, subjetividade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da insurgência da escola moderna e seus desdobramentos nos contornos e limites da racionalidade neoliberal, sublinhando seus dobramentos na formação de um modelo de sociedade e de subjetividade. À vista disso, compreende-se a capilaridade de discursos da racionalidade neoliberal, que ordenam novo modo de se relacionar com o conhecimento, com os outros e com nós mesmos. Isso posto, flertamos com uma metodologia de pesquisa pós-crítica, a cartografia, que não tem a pretensão de elencar metanarrativas universais e neutras, mas reclama por uma intencionalidade de investigação que produz e desperta reflexões, afastando-se de um único formato. Nesse sentido, o método da pesquisa cartográfica busca, a partir de sua característica inventiva, colocar a ciência em constante movimento, não apenas refazendo seus enunciados, mas criando novos problemas e exigindo práticas originais de investigação no tecido social. No corpo do texto, destacam-se as argumentações de pesquisadores/as que têm se debruçado acerca da noção de racionalidade neoliberal no campo educativo, apontando alternativas para outros caminhos e saídas, para além dos limites do capitalismo. Ao final, discute-se com uma perspectiva de pressupostos de liberdade democrática, que fundamentam práticas educativas, tendo em vista a produção de uma sociedade inclusiva, orientada pelas descobertas e avanços científicos que, sobretudo, contribuem para a formação de sujeitos críticos.

Biografia do Autor

Carlos Edimilson Avila de Lima, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSM. Bolsista de Mestrado CAPES. Possui Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade Focus (2022). Graduando em Educação Especial (UFSM). Graduado em Filosofia-Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2022). Membro do grupo de pesquisa "Rizoma - Políticas, Currículo e Educação" /CNPq. Compõe a coordenação do Fórum de Ações e Resposta ao HIV/AIDS- Santa Maria (RS). 

Joacir Marques da Costa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutor em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa "Rizoma - Políticas, Currículo e Educação" /CNPq. Professor/Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG/UFSM). Vice-coordenador da Especialização em Estudos de Gênero (EEG/UFSM).

Benjamin Marins Costa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em Artes Visuais pela UFSM, com estudos na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto/Portugal. Membro pesquisador do grupo de pesquisa MIRARTE, educador social na Escola Marista Santa Marta/Santa Maria e fundador do Ateliê da Mata na Chapada Diamantina/Bahia.

Andrei Rodrigues Lopes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Estuda Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem pela SOBRESP. Graduado em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Rizoma - Políticas, Currículo e Educação; e, GEPE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão / UFSM / CNPq.

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Publicado

15-01-2024

Como Citar

Edimilson Avila de Lima, C., Marques da Costa, J., Marins Costa, B., & Rodrigues Lopes, A. (2024). RACIONALIDADE NEOLIBERAL: FUGAS, LIMITES E FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO. SUD, 14. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/64

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática II - Gestão e governança