AÇÕES EXTENSIONISTAS DESENVOLVIDAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL

Autores

Palavras-chave:

Extensão, Metodologias Ativas, Mapa conceitual

Resumo

O programa de extensão Aproxime-se da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão proporciona, desde 2013, atividades educativas que contribuem para que cada polo de Educação a Distância (EaD) torna se um espaço ativo de encontros, de divulgação do saber, da ciência e da tecnologia, bem como de ações formativas e culturais. Além disso, o programa cria um ambiente para discussões de temas atuais, que possibilitam à população local refletir sobre questões de seu interesse, fortalecendo a formação dos alunos de graduação e a própria comunidade local. No ano de 2022, após a aplicação de um questionário divulgado nas comunidades parceiras do programa visando aprofundar o debate sobre demandas educacionais levantadas em decorrência do uso constante das tecnologias digitais em sala de aula, devido à pandemia do Covid-19, as Metodologias Ativas se tornaram um tema especialmente relevante, pois as restrições de contato físico e o uso das tecnologias demandaram abordagens pedagógicas mais dinâmicas e interativas. Ao integrar as tecnologias digitais no ambiente educacional, os educadores puderam explorar diversas estratégias e ferramentas para envolver os alunos de maneira mais ativa no processo de aprendizado. O objetivo deste trabalho é relatar as ações ocorridas nos eventos presenciais nos polos de EaD sobre o tema “Introdução às Metodologias Ativas nos Processos de Ensino e Aprendizagem". O público, que foi constituído, em sua maioria, por educadores das cidades, conheceu estratégias de como desenvolver jogos e mapas conceituais visando aprimorar práticas pedagógicas instigantes no ambiente escolar. Os participantes avaliaram positivamente a ação, destacando a potencialidade do uso dessas ferramentas no ambiente educacional, contribuindo para o engajamento e adesão dos educandos aos conhecimentos escolares. Para os bolsistas de extensão, os eventos proporcionaram uma experiência de trabalho em equipe, envolvendo aspectos articulados ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária.

Biografia do Autor

Ana Carolina Correia Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e mestra em Linguística pela Pontíficia Univerdade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Possui graduação Pedagogia e em Letras, habilitação em Português, Inglês e Espanhol (PUC Minas, 2005). Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Letras da UEMG - Ibirité e professora formadora do curso de Pedagogia EaD UAB/UEMG. É Assessora Pedagógica no Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais

Bruna de Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação: conhecimento e inclusão social, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/ UFMG). Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (CBH/ UEMG). É Assessora Pedagógica no Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais.

Vilma Macagnan Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e mestra em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Rio Claro – SP). Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Presidente Prudente – SP). Professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretora do Centro de Apoio à Educação a Distância.

Referências

AGUIAR, J.G.; CORREIA, P. R. M. Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.. 13, n. 2, 2013.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N.). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. UNIVATES -Centro Universitário Centro Universitário Univates, Lajeado, 2017

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. 1970.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Correia Almeida, A. C., de Oliveira Gonçalves, B., & Macagnan Carvalho, V. L. (2024). AÇÕES EXTENSIONISTAS DESENVOLVIDAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL. SUD, 8. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/61

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias