AÇÕES EXTENSIONISTAS DESENVOLVIDAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL
Palabras clave:
Extensão, Metodologias Ativas, Mapa conceitualResumen
O programa de extensão Aproxime-se da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão proporciona, desde 2013, atividades educativas que contribuem para que cada polo de Educação a Distância (EaD) torna se um espaço ativo de encontros, de divulgação do saber, da ciência e da tecnologia, bem como de ações formativas e culturais. Além disso, o programa cria um ambiente para discussões de temas atuais, que possibilitam à população local refletir sobre questões de seu interesse, fortalecendo a formação dos alunos de graduação e a própria comunidade local. No ano de 2022, após a aplicação de um questionário divulgado nas comunidades parceiras do programa visando aprofundar o debate sobre demandas educacionais levantadas em decorrência do uso constante das tecnologias digitais em sala de aula, devido à pandemia do Covid-19, as Metodologias Ativas se tornaram um tema especialmente relevante, pois as restrições de contato físico e o uso das tecnologias demandaram abordagens pedagógicas mais dinâmicas e interativas. Ao integrar as tecnologias digitais no ambiente educacional, os educadores puderam explorar diversas estratégias e ferramentas para envolver os alunos de maneira mais ativa no processo de aprendizado. O objetivo deste trabalho é relatar as ações ocorridas nos eventos presenciais nos polos de EaD sobre o tema “Introdução às Metodologias Ativas nos Processos de Ensino e Aprendizagem". O público, que foi constituído, em sua maioria, por educadores das cidades, conheceu estratégias de como desenvolver jogos e mapas conceituais visando aprimorar práticas pedagógicas instigantes no ambiente escolar. Os participantes avaliaram positivamente a ação, destacando a potencialidade do uso dessas ferramentas no ambiente educacional, contribuindo para o engajamento e adesão dos educandos aos conhecimentos escolares. Para os bolsistas de extensão, os eventos proporcionaram uma experiência de trabalho em equipe, envolvendo aspectos articulados ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária.
Citas
AGUIAR, J.G.; CORREIA, P. R. M. Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.. 13, n. 2, 2013.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N.). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. UNIVATES -Centro Universitário Centro Universitário Univates, Lajeado, 2017
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. 1970.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Carolina Correia Almeida, Bruna de Oliveira Gonçalves, Vilma Macagnan Carvalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.