POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (2013) UNIFAP

Autores

  • Edmar dos Reis Saraiva Universidade Federal do Amapá
  • Antonio Germano Magalhães Junior Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Políticas Públicas, PNAP, UNIFAP, Percepção, Educação a Distância

Resumo

O Programa Nacional de Formação em Administração Pública objetiva a formação e qualificação de pessoas para melhoria das atividades nos três níveis de governo. Para discutir essa conjuntura, o objetivo desta pesquisa é analisar as percepções dos egressos do curso de graduação em Administração Pública a distância do PNAP/UNIFAP em relação ao cumprimento do que estabelece a Política Pública e os propósitos do PPC do curso. O desenho metodológico deste trabalho consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo quanto aos objetivos, cujo delineamento metodológico também se classifica como estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados para a pesquisa foram: aplicação de questionário semiestruturado, via Google Drive. As perguntas foram baseadas nas categorias analíticas da política pública do PNAP e do PPC do curso de administração pública da UNIFAP. Como amostragem para resultado dos 64 egressos, obteve-se um total de 30 questionários respondidos. Para análise e discussão dos dados coletados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com auxílio do software R Core Team (2018). A partir dos resultados, foi possível definir o perfil dos egressos e identificar suas múltiplas experiências e percepções a respeito do curso e do programa (PNAP). Outros achados da pesquisa apontaram que as diretrizes e os objetivos do curso de Administração Pública da UNIFAP e do programa do PNAP da turma ofertada em 2013, foram cumpridos, proporcionando qualificação e melhoria profissional para os egressos.

Biografia do Autor

Edmar dos Reis Saraiva, Universidade Federal do Amapá

Técnico da UNIFAP, atualmente coordenador de tutoria e pesquisador da temática EaD. Atua como professor formador em curso EaD.

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará

Professor da Universidade Estadual do Ceará. Participa de grupos de pesquisa sobre a temática história da educação brasileira, avaliação e educação a distância.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2001.

BRASIL, M. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 9394, de 20 de dezembro de 1996-2001.

DEMARCO, D. J. Um Balanço do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) como estratégia de fortalecimento da gestão pública: o caso da Escola de Administração da UFRGS. In: CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA – CONSA. 4. 2013. Anais. Brasília: UnB, 2013. p. 2-13.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MINAYO, M.C. de S. O desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 12ª edição. São Paulo: Hucitec, 2009.

MORAN, J. M. O que é Educação a Distância. Universidade de São Paulo, 2002. Disponível em: https://link.ufms.br/Fs0Sr. Acesso em: 30 Jan. 2019.

MUGNOL, M. EDUCAÇÃO SUPERIOR A DIST NCIA NO BRASIL: o percurso das políticas regulatórias. Ed. Paco editorial, 2016.

PASSOS, M. L. S. EDUCAÇÃO A DIST NCIA NO BRASIL breve histórico e contribuições da Universidade Aberta do Brasil e da Rede e-Tec Brasil. Acesso em: 29 nov. 2018.

PASSOS. A. H. O Curso de Especialização em Gestão Pública no Contexto do Programa Nacional de Formação em Administração Pública. 2013. Recife. 145 f. Disponível em: https://link.ufms.br/1Cqrd. Acesso em: 15 mai. 2019.

PEREIRA, E. W.; MORAES, R. de A. História da educação à distância e os desafios na formação de professores no Brasil. 2009. Disponível em: https://link.ufms.br/1Cqrd . Acesso em: 15 jan. 2019

TEPERINO A. S. et al. Educação a distância em organizações públicas; mesa-redonda de pesquisa-ação. Brasília: ENAP, 2006. p. 200. UAB – Universidade Aberta do Brasil. Sobre a UAB.

RODRIGUES, L. C. Perspectivas da avaliação de cursos a partir de seus egressos: análise das especializações do PNAP/UNIVAS. Salvador, 2016. 174 f.

SOUZA, I. M. de. GESTÃO DE CURSO A DIST NCIA: elementos estruturantes da oferta de curso de Bacharelado em Administração Pública a distância integrante do Programa Nacional de Formação em Administração Pública, na Universidade Federal de Santa Catarina. 2010.

SILVA, M. F. da. Formação de administradores públicos no curso EAD: o que dizem os egressos da UAB /UFAL / Marcelo Fernando da Silva – Maceió, 2016.

SILVA, E. A. S. Gestão de curso a distância: elementos estruturantes da oferta do concurso bacharelado em Administração Pública a Distância, integrante do Programa Nacional de Formação em Administração Pública, na Universidade Federal de Santa Catarina. 2010. Trabalho (Conclusão de Curso Graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

UNIFAP. Projeto Político Pedagógico do Curso de Administração. Universidade Federal do Amapá, 2012.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

dos Reis Saraiva, E., & Magalhães Junior, A. G. (2024). POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (2013) UNIFAP . SUD, 14. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/59

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização