A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO SUSTENTÁVEL PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Geovana Gentili Santos Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Equipe multidisciplinar na EAD, Gestão e Governança, Educação a Distância, Sustentabilidade, CIPEAD

Resumo

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a gestão da Educação a Distância (EaD) fica a cargo da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), ainda que sua atuação institucional seja transversal e dialogue diretamente com outras unidades administrativas. A CIPEAD é responsável pela implementação, consolidação e manutenção das políticas educacionais da educação a distância, educação aberta, educação híbrida e educação digital na UFPR. Dada tamanha responsabilidade institucional, para a gestão acadêmico-administrativa da Coordenadoria, entendeu-se que, para a sustentabilidade das políticas de Educação a Distância, era imprescindível a composição de uma Equipe Multidisciplinar da CIPEAD. Assim, objetiva-se com este trabalho apresentar o processo de institucionalização da Equipe Multidisciplinar da CIPEAD como parte de um modelo sustentável de gestão e governança para a Educação a Distância. Para tanto, inicialmente, busca-se a compreensão do papel da Equipe Multidisciplinar na política nacional para a Educação a Distância. Na sequência, a partir do histórico das ações da Equipe Multidisciplinar do Programa Sistema UAB, demonstrar sob qual conceito e premissas se dá a proposição da Equipe Multidisciplinar da CIPEAD. E, como resultado, apresenta-se a forma de viabilização da institucionalização da Equipe Multidisciplinar da CIPEAD na UFPR, via Portaria da PROGRAD com validade e vigência respeitando a duração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPR 2022-2026 (2022) e não do mandato da atual gestão, configurando-se como um modelo de gestão para a sustentabilidade e qualidade da EaD na UFPR.

Biografia do Autor

Geovana Gentili Santos, Universidade Federal do Paraná

Graduada, Mestra e Doutora em Letras. Docente da UFPR, coordenadora da CIPEAD, coordenadora do Programa Sistema UAB, coordenadora do Projeto de Extensão NEITE/CIPEAD e do Projeto de Pesquisa “Educação Superior e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC): das implicações institucional, organizacional e didático-pedagógica”, e presidente da Equipe Multidisciplinar da CIPEAD.

Referências

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Base da Educação-LDB). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 de dez. 96, n. 248, 1, p. 1. Disponível em: https://link.ufms.br/0li7b. Acesso em: 28 de maio de 2022.

BRASIL. Presidência da República. Decreto Nº 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 09 de jun. 2006, 1, p.4. Disponível em: https://link.ufms.br/myySj. Acesso em: 20 de maio de 2023.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 26 de maio 96, n. 100, 1, p. 3. Disponível em: https://link.ufms.br/Cy6WS. Acesso em: 20 de maio de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Pesquisa Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Instrumento de Avaliação Institucional Externa (IAIE). Presencial e a Distância. Recredenciamento. Transformação de Organização Acadêmica. Portal gov.br. Brasília-DF, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/RdGkH. Acesso em 14 de maio de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Pesquisa Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG). Presencial e a Distância. Reconhecimento. Renovação de Reconhecimento. Portal gov.br. Brasília-DF, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/pNV0V. Acesso em 14 de maio de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância (SEED). Referenciais de Qualidade para a Educação Superior. Portal MEC. Brasília-DF, 2007 Disponível em: https://link.ufms.br/rXh2w. Acesso em 23 de maio de 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Gabinete (GAB). Portaria CAPES Nº 183, de 21 de outubro de 2016. Diretrizes para concessão e pagamento de bolsas do Sistema UAB. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 24 de set. 2016, 1, p. 17-18. Disponível em: https://link.ufms.br/10tFm. Acesso em: 20 de maio de 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Diretoria de Educação a Distância (DED). Instrução Normativa CAPES N° 2, de 19 de abril de 2017. Estabelece procedimentos de pagamento e parâmetros atinentes à concessão das bolsas UAB regulamentadas pela Portaria CAPES nº 183, de 21 de outubro de 2016, e pela Portaria CAPES nº 15, de 23 de janeiro de 2017. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 24 de abril 2017, 1, p. 36-37. Disponível em: https://link.ufms.br/YfJIP. Acesso em: 20 de maio de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 80. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR). Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPR 2022-2026. Curitiba, 2022. Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC). Disponível em: https://link.ufms.br/54639. Acesso em 20 de maio de 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Gentili Santos, G. (2024). A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO SUSTENTÁVEL PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA . SUD, 13. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/58

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática II - Gestão e governança