THE INSTITUTIONALIZATION OF THE MULTIDISCIPLINARY TEAM AS A SUSTAINABLE DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT STRATEGY
Keywords:
Equipe multidisciplinar na EAD, Gestão e Governança, Educação a Distância, Sustentabilidade, CIPEADAbstract
Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a gestão da Educação a Distância (EaD) fica a cargo da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), ainda que sua atuação institucional seja transversal e dialogue diretamente com outras unidades administrativas. A CIPEAD é responsável pela implementação, consolidação e manutenção das políticas educacionais da educação a distância, educação aberta, educação híbrida e educação digital na UFPR. Dada tamanha responsabilidade institucional, para a gestão acadêmico-administrativa da Coordenadoria, entendeu-se que, para a sustentabilidade das políticas de Educação a Distância, era imprescindível a composição de uma Equipe Multidisciplinar da CIPEAD. Assim, objetiva-se com este trabalho apresentar o processo de institucionalização da Equipe Multidisciplinar da CIPEAD como parte de um modelo sustentável de gestão e governança para a Educação a Distância. Para tanto, inicialmente, busca-se a compreensão do papel da Equipe Multidisciplinar na política nacional para a Educação a Distância. Na sequência, a partir do histórico das ações da Equipe Multidisciplinar do Programa Sistema UAB, demonstrar sob qual conceito e premissas se dá a proposição da Equipe Multidisciplinar da CIPEAD. E, como resultado, apresenta-se a forma de viabilização da institucionalização da Equipe Multidisciplinar da CIPEAD na UFPR, via Portaria da PROGRAD com validade e vigência respeitando a duração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPR 2022-2026 (2022) e não do mandato da atual gestão, configurando-se como um modelo de gestão para a sustentabilidade e qualidade da EaD na UFPR.
References
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Base da Educação-LDB). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 de dez. 96, n. 248, 1, p. 1. Disponível em: https://link.ufms.br/0li7b. Acesso em: 28 de maio de 2022.
BRASIL. Presidência da República. Decreto Nº 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 09 de jun. 2006, 1, p.4. Disponível em: https://link.ufms.br/myySj. Acesso em: 20 de maio de 2023.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 26 de maio 96, n. 100, 1, p. 3. Disponível em: https://link.ufms.br/Cy6WS. Acesso em: 20 de maio de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Pesquisa Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Instrumento de Avaliação Institucional Externa (IAIE). Presencial e a Distância. Recredenciamento. Transformação de Organização Acadêmica. Portal gov.br. Brasília-DF, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/RdGkH. Acesso em 14 de maio de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Pesquisa Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG). Presencial e a Distância. Reconhecimento. Renovação de Reconhecimento. Portal gov.br. Brasília-DF, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/pNV0V. Acesso em 14 de maio de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância (SEED). Referenciais de Qualidade para a Educação Superior. Portal MEC. Brasília-DF, 2007 Disponível em: https://link.ufms.br/rXh2w. Acesso em 23 de maio de 2023.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Gabinete (GAB). Portaria CAPES Nº 183, de 21 de outubro de 2016. Diretrizes para concessão e pagamento de bolsas do Sistema UAB. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 24 de set. 2016, 1, p. 17-18. Disponível em: https://link.ufms.br/10tFm. Acesso em: 20 de maio de 2023.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Diretoria de Educação a Distância (DED). Instrução Normativa CAPES N° 2, de 19 de abril de 2017. Estabelece procedimentos de pagamento e parâmetros atinentes à concessão das bolsas UAB regulamentadas pela Portaria CAPES nº 183, de 21 de outubro de 2016, e pela Portaria CAPES nº 15, de 23 de janeiro de 2017. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 24 de abril 2017, 1, p. 36-37. Disponível em: https://link.ufms.br/YfJIP. Acesso em: 20 de maio de 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 80. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR). Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPR 2022-2026. Curitiba, 2022. Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC). Disponível em: https://link.ufms.br/54639. Acesso em 20 de maio de 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Geovana Gentili Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.