A EXECUÇÃO DE UM CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO EAD NA TRÍPLICE FRONTEIRA DA AMAZÔNIA
Palavras-chave:
Guia de Turismo, Amazônia, Curso Técnico, EaD, PandemiaResumo
O desenvolvimento das atividades relacionadas à área de Turismo no estado de Roraima, extremo norte do país, aliado à necessidade do avanço das atividades de ensino do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de nosso Estado, criou a possibilidade de oferta do primeiro curso técnico em Guia de Turismo na modalidade de Educação a Distância (EAD) da Instituição. A formação técnica tem foco prático e específico no intuito de desenvolver nos estudantes, habilidades e competências necessárias para trabalhar nos diferentes setores que integram o turismo. Os cursos técnicos preparam os estudantes para acessarem o mercado de trabalho de forma mais rápida que as demais formações, pois prima pelo aprendizado prático. O presente relato de experiência tem como objetivo demonstrar o ponto de partida da oferta do curso de Guia de Turismo até sua execução no formato EAD e compartilhar a experiência adquirida na oferta do referido curso EAD. Trazemos uma reflexão sobre a transição do ensino remoto/presencial para o EAD e sobre os aspectos que precisam ser ajustados, tendo em vista a busca da excelência. Apresentamos uma breve explicação sobre como acontece a formação técnica na área. Na sequência, relatamos a experiência de ofertar o primeiro curso técnico em Guia de Turismo EAD da Instituição em voga.
Referências
BRASIL. LEI Nº 8.623, DE 28 DE JANEIRO DE 1993. Dispõe sobre a profissão de Guia de Turismo e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, s/v, s/n. 1993. Disponível em: https://link.ufms.br/W2hs8. Acesso em: 30 de jun de 2023.
CARVALHO, Ártemis Barreto de. Teoria, Técnica e Tecnologias para formação e atuação profissional do guia de turismo. Aracaju: IFS, 2016.
BRASIL-MEC-CNE/CEB RESOLUÇÃO Nº 06, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF. s/v, s/n. 2012. Disponível em: https://link.ufms.br/W92lc. Acesso em: 25 de jun 2023.
MILL, D. Educação a Distância: cenários, dilemas e perspectivas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/2, 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/BXoFq. Acesso em: 4 jul. 2023.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, s/v, s/n. 2008. Disponível em: https://link.ufms.br/vEDC4. Acesso em: 07 jul. 2023.
BRASIL-MEC - Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília, MEC. 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/GRU4N. Acesso em 06. Jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Karla Cristina de Oliveira, Leila Márcia Ghedin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.