UM ESTUDO DE DEMANDA DO FÓRUM ESTADUAL DOS POLOS UAB DE PERNAMBUCO

Autores

  • Jose Wantuir Queiroz de Almeida Polo EaD UAB Santa Cruz do Capibaribe
  • Lyedja Symea Ferreira Barros Polo EaD UAB Santa Cruz do Capibaribe
  • Vera Lúcia da Silva Soares Polo EaD UAB Santa Cruz do Capibaribe

Palavras-chave:

Demanda, Coordenadores, UAB, Discurso

Resumo

Com a necessidade de elaborar um Estudo de Demanda qualificado, este artigo tem como objetivo apresentar dois momentos utilizados na elaboração de um estudo de demanda realizado pelos Coordenadores de Polos EaD UAB, mediados pelo Fórum Estadual dos Polos UAB de Pernambuco, no segundo semestre de 2021. O estudo teve como foco atender às metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação - PNE Lei n° 13.005/2014, que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024, além das orientações da Diretoria de Educação a Distância/CAPES nos processos de articulação entre Instituições Públicas de Ensino Superior e os Polos EaD UAB para novas ofertas de cursos de graduação e pós-graduação no Sistema UAB. Os momentos abordados sintetizam a delimitação da abrangência territorial, tendo como base de dados a leitura, interpretação e recorte dos dados do Censo de 2020. Utilizando uma abordagem do gênero de discurso, relatam-se os procedimentos ocorridos e as necessidades de formação continuada para a execução, além dos pontos limitantes apresentados pelos Coordenadores de Polos EaD UAB. Ficou evidenciada a necessidade de formações sistemáticas em relação à elaboração de um estudo de demanda qualificado, para o melhor direcionamento das ofertas de cursos, buscando identificar as regiões que requerem mais atenção e atingir as metas mencionadas no PNE.

Biografia do Autor

Jose Wantuir Queiroz de Almeida, Polo EaD UAB Santa Cruz do Capibaribe

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEPB, Coordenador do Polo EaD UAB de Santa Cruz do Capibaribe – PE, Presidente Estadual do Fórum Estadual dos Polos UAB de Pernambuco – FEPUAB/PE.

Lyedja Symea Ferreira Barros, Polo EaD UAB Santa Cruz do Capibaribe

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ UNISINOS (2022-2025), Mestra em Linguística e Ensino, pela Universidade Federal da Paraíba, (2017).Possui graduação em Licenciatura em Letras (1992), Graduação em Pedagogia UPE, (2014) Especialização em Língua Portuguesa UPE (1998), Especialização em Avaliação Institucional em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2003), Especialização Mídias na Educação pela UFRPE (2011), Especialista em Política e Gestão Educacional em Redes Públicas, pela UFPE,(2012), Especialização em Língua Portuguesa e suas Literaturas , UPE (2018). professora da Educação Básica. Presidente Adjunta do Fórum Estadual dos Polos UAB de Pernambuco, atua como Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis- MEC.

Vera Lúcia da Silva Soares, Polo EaD UAB Santa Cruz do Capibaribe

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas (1990). Especialização em Administração Escolar e Supervisão Escolar pela (UFRPE) Trabalho com Educação a Distância desde 2003, com o Projeto Tonomundo da USP, tutora pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Tutora no Sistema UAB pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e Professora Conteudista no Sistema UAB na Universidade de Pernambuco - UPE Atualmente exerce função técnica pedagógica na Gerência de Políticas Educacionais de Educação Infantil e Ensino Fundamental - Unidade de Educação a Distância - Secretaria de Educação Estadual de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, coordenadora os Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Referências

ALMEIDA, J. J. P. Gêneros do discurso como forma de produção de significados em aulas de Matemática. São Paulo/Campina Grande, PB: Livraria da Física/ Eduepb, 2016.

BELLO, S. E. L.; MAZZEI, L. D. Leitura, escrita e argumentação na educação matemática do Ensino Médio: Possibilidades de constituição de significados matemáticos. In: N. M. PEREIRA et al (Orgs.). Ler e escrever: Compromisso no Ensino Médio. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ NIUE-UFRGS, 2008. p.261-273.

BAKTHIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. [Os gêneros do discurso. p.289-337]

BAKTHIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017. [Por uma metodologia das ciências humanas. p.57-79]

BRAIT, B.; MELO, Rosineide. Enunciado/ enunciado concreto/ enunciação. In: B. BRAIT (Org.). Bakhtin: Conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p.61-78.

BRASIL. Lei nº LEI N° 13.005/2014, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação 2014 - 2024. LEI N° 13.005/2014: Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências, Brasília - DF: Diário Oficial da União, ano 2014, 25 jun. 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/pw1nl. Acesso em: 2 ago. 2021.

MACHADO, I. Gêneros discursivos. In: B. BRAIT (Org.). Bakhtin: Conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p.151-166.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Wantuir Queiroz de Almeida, J., Symea Ferreira Barros, L., & da Silva Soares, V. L. (2024). UM ESTUDO DE DEMANDA DO FÓRUM ESTADUAL DOS POLOS UAB DE PERNAMBUCO. SUD, 13. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/48

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática II - Gestão e governança