FORMAÇÃO DE PROFESSORES KAINGANGS E A LICENCIATURA INDÍGENA
OS DESAFIOS DE UM CURSO DA UAB
Palavras-chave:
Licenciatura Indígena, EaD, Indianização, Tecnologia, Avaliação InstitucionalResumo
Este artigo relata a atuação da Coordenadoria de Tecnologia Educacional da UFSM (CTE/UFSM) junto ao curso de Licenciatura em Educação Indígena UAB/UFSM. De modo geral, trata-se de uma descrição informativa de atividades de apoio ao curso, realizadas com a participação de servidores da CTE/UFSM. Atendendo exclusivamente estudantes da etnia Kaingang de diferentes territórios e áreas indígenas do Rio Grande do Sul, o curso teve início no ano de 2019, em cinco polos de Apoio Presencial da UAB do estado. Além de dificuldades estruturais, limites de conectividade e de acesso aos recursos e equipamentos tecnológicos enfrentados pelos estudantes, a oferta do curso foi impactada pela Pandemia de Covid-19. Várias dificuldades no desenvolvimento do curso foram evidenciadas no relatório elaborado em 2021, pela Comissão Setorial de Avaliação da CTE/UFSM, a partir dos dados obtidos pela Avaliação Institucional. Articulando esforços com a Coordenação do Curso, a CTE/UFSM desenvolve ações e direciona investimentos para atender ao curso e as demandas dos estudantes kaingangs. A experiência relatada situa a Licenciatura em Educação Indígena nos marcos da história da escolarização indígena e das lutas dos povos originários por uma educação diferenciada. As considerações que finalizam o presente relato apontam dificuldades concretas na implementação do curso e indicam a urgência não só de investimentos e recursos financeiros, mas de um processo de reflexão pedagógico e metodológico que efetive a indianização da Universidade. Por fim, o relato também indica que o acompanhamento e apoio nos processos de avaliação e reconhecimento do curso, proporcionaram compreensão e entendimento das especificidades relativas ao curso, proporcionando aos servidores envolvidos, uma aproximação das temáticas e questões indígenas, de maneira ampla, além da formação de professores e da escolarização indígena.
Referências
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