FORMAÇÃO DE PROFESSORES KAINGANGS E A LICENCIATURA INDÍGENA
OS DESAFIOS DE UM CURSO DA UAB
Keywords:
Licenciatura Indígena, EaD, Indianização, Tecnologia, Avaliação InstitucionalAbstract
Este artigo relata a atuação da Coordenadoria de Tecnologia Educacional da UFSM (CTE/UFSM) junto ao curso de Licenciatura em Educação Indígena UAB/UFSM. De modo geral, trata-se de uma descrição informativa de atividades de apoio ao curso, realizadas com a participação de servidores da CTE/UFSM. Atendendo exclusivamente estudantes da etnia Kaingang de diferentes territórios e áreas indígenas do Rio Grande do Sul, o curso teve início no ano de 2019, em cinco polos de Apoio Presencial da UAB do estado. Além de dificuldades estruturais, limites de conectividade e de acesso aos recursos e equipamentos tecnológicos enfrentados pelos estudantes, a oferta do curso foi impactada pela Pandemia de Covid-19. Várias dificuldades no desenvolvimento do curso foram evidenciadas no relatório elaborado em 2021, pela Comissão Setorial de Avaliação da CTE/UFSM, a partir dos dados obtidos pela Avaliação Institucional. Articulando esforços com a Coordenação do Curso, a CTE/UFSM desenvolve ações e direciona investimentos para atender ao curso e as demandas dos estudantes kaingangs. A experiência relatada situa a Licenciatura em Educação Indígena nos marcos da história da escolarização indígena e das lutas dos povos originários por uma educação diferenciada. As considerações que finalizam o presente relato apontam dificuldades concretas na implementação do curso e indicam a urgência não só de investimentos e recursos financeiros, mas de um processo de reflexão pedagógico e metodológico que efetive a indianização da Universidade. Por fim, o relato também indica que o acompanhamento e apoio nos processos de avaliação e reconhecimento do curso, proporcionaram compreensão e entendimento das especificidades relativas ao curso, proporcionando aos servidores envolvidos, uma aproximação das temáticas e questões indígenas, de maneira ampla, além da formação de professores e da escolarização indígena.
References
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Disponível em https://link.ufms.br/BmAuB. Acesso em: 29 ago. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CEB no. 5, de 22 de junho 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. MEC/CNE/CEB, 2012.
LUCIANO, Rosenilda Rodrigues de Freitas; SIMAS, Hellen Cristina Picanço; GARCIA, Fabiane Maia. Políticas públicas para indígenas: da educação básica ao ensino superior. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 571–605, 2020. DOI: 10.26514/inter.v11i32.4009. Disponível em: https://link.ufms.br/eAhpR. Acesso em: 15 ago. 2023.
UFSM em Números. Disponível em https://link.ufms.br/8yPpJ. Acesso em: 29 ago. 2023
Wiesemann, Ursula Gojtéj Kaingang - Português | Português - Kaingang Dicionário / Ursula Gojtéj Wiesemann; Curitiba : Editora Evangélica Esperança, 2002 Título do original: Kaingang - Português Dicionário Bilingue ISBN 978-85-86249-61-7 Disponível em https://link.ufms.br/HFLPC. Acesso em: 29 ago. 2023
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Rodrigo de Moraes Pereira, Alcir Luciany Lopes Martins, Vanessa Ribas Fialho, Sílvia Natercia Pedrozo Viana
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.