EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PARA ALÉM DAS MATRIZES CURRICULARES
Palavras-chave:
Formação de professores(as), EaD, Ensino, Extensão, PesquisaResumo
O relato tem como objetivo compartilhar experiências vividas com projetos de ensino e de extensão, bem como com a realização de quatro edições de evento científico e cultural, efetivados com discentes e docentes dos cursos de Pedagogia e de Letras, ofertado pela UFMS, na modalidade a distância, no período de 2016 a 2022. Essas propostas nasceram no decorrer do exercício da docência, em cursos efetivados com apoio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a proposta de interiorização da educação superior pública, quando fomos conhecendo as lacunas de acesso a expressões culturais e artísticas de pessoas que residem em municípios do interior de MS. Com essa compreensão, o objetivo das propostas consistiu em planejar ações político-pedagógicas de ensino, extensão e pesquisa com os(as) discentes e abertas para as comunidades externas, com o intuito de estabelecer o diálogo das diferentes expressões culturais e artísticas com as experiências e os saberes populares, ampliando os processos do encontro com as poéticas subjetivadas e coletivas. A concepção teórico-metodológica foi político-pedagógica e interdisciplinar, sem classificar e sem hierarquizar os saberes e as diferentes expressões, mas comprometida, intencionalmente, com a ampliação do acesso ao patrimônio cultural brasileiro e fronteiriço por meio de leituras, escritas, palestras, oficinas, exibição de documentários e filmes, rodas de conversa, saraus artísticos-culturais, visitas a pontos turísticos etc. A adesão numérica de pessoas de diferentes idades e escolaridades, o acompanhamento das ações, a efetiva participação em cada momento, a observação da alegria nos olhares, a aquisição e a leitura de livros, a escuta dos comentários e a sistematização das avaliações escritas foram referências para concluir a relevância das propostas efetivadas. A potência da ciência, que transborda e dialoga com a arte, ampliando os processos de humanização e de fortalecimento das sensibilidades, é caminho para a educação que, coletivamente, queremos construir e compartilhar.
Referências
BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1983.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ., Vitória da Conquista , v. 17, n. 48, p. 60-77, out. 2021. Disponível em https://link.ufms.br/dhTpl. Acesso em: 19 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mirian Lange Noal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.