EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PARA ALÉM DAS MATRIZES CURRICULARES
Keywords:
Formação de professores(as), EaD, Ensino, Extensão, PesquisaAbstract
O relato tem como objetivo compartilhar experiências vividas com projetos de ensino e de extensão, bem como com a realização de quatro edições de evento científico e cultural, efetivados com discentes e docentes dos cursos de Pedagogia e de Letras, ofertado pela UFMS, na modalidade a distância, no período de 2016 a 2022. Essas propostas nasceram no decorrer do exercício da docência, em cursos efetivados com apoio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a proposta de interiorização da educação superior pública, quando fomos conhecendo as lacunas de acesso a expressões culturais e artísticas de pessoas que residem em municípios do interior de MS. Com essa compreensão, o objetivo das propostas consistiu em planejar ações político-pedagógicas de ensino, extensão e pesquisa com os(as) discentes e abertas para as comunidades externas, com o intuito de estabelecer o diálogo das diferentes expressões culturais e artísticas com as experiências e os saberes populares, ampliando os processos do encontro com as poéticas subjetivadas e coletivas. A concepção teórico-metodológica foi político-pedagógica e interdisciplinar, sem classificar e sem hierarquizar os saberes e as diferentes expressões, mas comprometida, intencionalmente, com a ampliação do acesso ao patrimônio cultural brasileiro e fronteiriço por meio de leituras, escritas, palestras, oficinas, exibição de documentários e filmes, rodas de conversa, saraus artísticos-culturais, visitas a pontos turísticos etc. A adesão numérica de pessoas de diferentes idades e escolaridades, o acompanhamento das ações, a efetiva participação em cada momento, a observação da alegria nos olhares, a aquisição e a leitura de livros, a escuta dos comentários e a sistematização das avaliações escritas foram referências para concluir a relevância das propostas efetivadas. A potência da ciência, que transborda e dialoga com a arte, ampliando os processos de humanização e de fortalecimento das sensibilidades, é caminho para a educação que, coletivamente, queremos construir e compartilhar.
References
BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1983.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ., Vitória da Conquista , v. 17, n. 48, p. 60-77, out. 2021. Disponível em https://link.ufms.br/dhTpl. Acesso em: 19 set. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Mirian Lange Noal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.