ENTRE A PRESENCIALIDADE E A VIRTUALIDADE NA TUTORIA DOS CURSOS EAD
REPENSANDO ATRIBUIÇÕES PÓS-PANDEMIA
Palabras clave:
Tutoria, Educação a distância, Presencialidade, Virtualidade, Combate à evasãoResumen
O período pandêmico da COVID-19 impulsionou o ensino remoto e trouxe à tutoria necessidades de habilidades adicionais que, além do suporte acadêmico aos estudantes inerente à função, precisaram auxiliar com os desafios emocionais e de motivação, para apoiar aos alunos no processo educativo e combater a evasão. No mesmo sentido, após o retorno às atividades nos Polos Parceiros UAB, a presença dos tutores se tornou cada vez mais necessária, sem no entanto ser exclusiva. A tutoria com o viés da presencialidade nos polos de apoio é a representação da universidade no contexto de vida do estudante, o que facilita o apoio e o acompanhamento, assim como o resgate imediato diante da possibilidade de evasão. Nesse contexto, a Equipe de Gestão UAB e a Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação a Distância – SEAD da Universidade Federal do Rio Grande - FURG propuseram a experiência de mesclar as atribuições das duas modalidades de tutoria, mobilizadas tanto pela presencialidade quanto pela virtualidade. Diante da nova realidade vivenciada é possível reconhecer a construção de um novo modelo pedagógico de atuação para a tutoria EaD, denominada “tutoria híbrida”. Esse novo modelo de atuação da tutoria intersecciona a presencialidade e a virtualidade nas atribuições desse sujeito e reforça a comunicação virtual como um fator fundamental para o combate à evasão.
Citas
BRASIL. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, 2007. Disponível em: https://link.ufms.br/BBTTs. Acesso em: 10 ago. 2023.
FRANCO, A. P.; CARMO, R. O. S. Tutoria online: desafios da docência em tempos e espaços digitais. Revista Educação e Políticas em Debate. v. 9, n. 1, p. 107 - 120, jan./abr. 2020.
MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/jqwQV. Acesso em: 10 ago 2023.
SCHLOSSE, R. L. A atuação dos tutores nos cursos de educação a distância. Colabor@:Revista Digital da CVA -Ricesu, Porto Alegre, v. 6, n. 22, p. 1-11, fev./ 2010. Disponível em: https://link.ufms.br/kSsg3. Acesso em: 10 ago 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Narjara Mendes Garcia, Daniele Barros Jardim , Marisa Musa Hamid, Zélia de Fátima Seibt do Couto

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.