ENTRE A PRESENCIALIDADE E A VIRTUALIDADE NA TUTORIA DOS CURSOS EAD
REPENSANDO ATRIBUIÇÕES PÓS-PANDEMIA
Keywords:
Tutoria, Educação a distância, Presencialidade, Virtualidade, Combate à evasãoAbstract
O período pandêmico da COVID-19 impulsionou o ensino remoto e trouxe à tutoria necessidades de habilidades adicionais que, além do suporte acadêmico aos estudantes inerente à função, precisaram auxiliar com os desafios emocionais e de motivação, para apoiar aos alunos no processo educativo e combater a evasão. No mesmo sentido, após o retorno às atividades nos Polos Parceiros UAB, a presença dos tutores se tornou cada vez mais necessária, sem no entanto ser exclusiva. A tutoria com o viés da presencialidade nos polos de apoio é a representação da universidade no contexto de vida do estudante, o que facilita o apoio e o acompanhamento, assim como o resgate imediato diante da possibilidade de evasão. Nesse contexto, a Equipe de Gestão UAB e a Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação a Distância – SEAD da Universidade Federal do Rio Grande - FURG propuseram a experiência de mesclar as atribuições das duas modalidades de tutoria, mobilizadas tanto pela presencialidade quanto pela virtualidade. Diante da nova realidade vivenciada é possível reconhecer a construção de um novo modelo pedagógico de atuação para a tutoria EaD, denominada “tutoria híbrida”. Esse novo modelo de atuação da tutoria intersecciona a presencialidade e a virtualidade nas atribuições desse sujeito e reforça a comunicação virtual como um fator fundamental para o combate à evasão.
References
BRASIL. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, 2007. Disponível em: https://link.ufms.br/BBTTs. Acesso em: 10 ago. 2023.
FRANCO, A. P.; CARMO, R. O. S. Tutoria online: desafios da docência em tempos e espaços digitais. Revista Educação e Políticas em Debate. v. 9, n. 1, p. 107 - 120, jan./abr. 2020.
MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/jqwQV. Acesso em: 10 ago 2023.
SCHLOSSE, R. L. A atuação dos tutores nos cursos de educação a distância. Colabor@:Revista Digital da CVA -Ricesu, Porto Alegre, v. 6, n. 22, p. 1-11, fev./ 2010. Disponível em: https://link.ufms.br/kSsg3. Acesso em: 10 ago 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Narjara Mendes Garcia, Daniele Barros Jardim , Marisa Musa Hamid, Zélia de Fátima Seibt do Couto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.