ESCUTA AÍ
O PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL
Palabras clave:
Podcast, Tecnologia, Recurso educacional, Creditação de extensão.Resumen
A pandemia de COVID-19 ressaltou a relevância das ferramentas tecnológicas no ensino, revelando sua aplicabilidade em todos os níveis educacionais, inclusive no ensino superior. A Resolução 011/2020-CONEPE introduziu a obrigatoriedade da creditação de extensão na Universidade do Estado de Mato Grosso, envolvendo acadêmicos sob a supervisão de um professor. Nesse contexto, compartilhamos um relato sobre a creditação de extensão em Letras, na turma de Jaciara-Mato Grosso, na disciplina “Didática Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa”, onde os acadêmicos organizaram uma oficina sobre o uso de podcasts como recurso educacional e produziram podcasts abordando temas relacionados à formação em Letras. O podcast, no ambiente escolar, atua como uma ferramenta engajadora, aprimorando habilidades auditivas e compreensão textual dos alunos de maneira imersiva. Os educadores podem explorar variados tópicos, adaptando o conteúdo aos interesses individuais dos alunos. A atividade de creditação de extensão teve como objetivo incentivar a reflexão dos acadêmicos sobre abordagens educacionais, utilizando o podcast como recurso eficaz. Nesse sentido, o projeto intitulado "Escuta Aí" proporcionou uma plataforma para explorar o uso do podcast como ferramenta de aprendizado e compartilhamento de conhecimento. A convergência da demanda por inovação educacional e a obrigatoriedade da creditação de extensão permitiu que acadêmicos de Letras explorassem o podcast. Organizando uma oficina e produzindo podcasts, desenvolveram habilidades práticas e contribuíram para disseminar o conhecimento de maneira acessível e envolvente, ressaltando como a tecnologia pode potencializar a aprendizagem e o engajamento dos acadêmicos no contexto atual.
Citas
FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE. Guia podcast: criação de podcast como recurso educacional. Recife: FPS, 2019.
JESUS, W. B. Podcast e educação: um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pós-graduação em Educação, Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2014.
SARAIVA, J. R. et al. Lasallecast: produção do podcast como recurso pedagógico para educação a distância. Canoas-RS, 2018.
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