ESCUTA AÍ
O PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL
Keywords:
Podcast, Tecnologia, Recurso educacional, Creditação de extensão.Abstract
A pandemia de COVID-19 ressaltou a relevância das ferramentas tecnológicas no ensino, revelando sua aplicabilidade em todos os níveis educacionais, inclusive no ensino superior. A Resolução 011/2020-CONEPE introduziu a obrigatoriedade da creditação de extensão na Universidade do Estado de Mato Grosso, envolvendo acadêmicos sob a supervisão de um professor. Nesse contexto, compartilhamos um relato sobre a creditação de extensão em Letras, na turma de Jaciara-Mato Grosso, na disciplina “Didática Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa”, onde os acadêmicos organizaram uma oficina sobre o uso de podcasts como recurso educacional e produziram podcasts abordando temas relacionados à formação em Letras. O podcast, no ambiente escolar, atua como uma ferramenta engajadora, aprimorando habilidades auditivas e compreensão textual dos alunos de maneira imersiva. Os educadores podem explorar variados tópicos, adaptando o conteúdo aos interesses individuais dos alunos. A atividade de creditação de extensão teve como objetivo incentivar a reflexão dos acadêmicos sobre abordagens educacionais, utilizando o podcast como recurso eficaz. Nesse sentido, o projeto intitulado "Escuta Aí" proporcionou uma plataforma para explorar o uso do podcast como ferramenta de aprendizado e compartilhamento de conhecimento. A convergência da demanda por inovação educacional e a obrigatoriedade da creditação de extensão permitiu que acadêmicos de Letras explorassem o podcast. Organizando uma oficina e produzindo podcasts, desenvolveram habilidades práticas e contribuíram para disseminar o conhecimento de maneira acessível e envolvente, ressaltando como a tecnologia pode potencializar a aprendizagem e o engajamento dos acadêmicos no contexto atual.
References
FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE. Guia podcast: criação de podcast como recurso educacional. Recife: FPS, 2019.
JESUS, W. B. Podcast e educação: um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pós-graduação em Educação, Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2014.
SARAIVA, J. R. et al. Lasallecast: produção do podcast como recurso pedagógico para educação a distância. Canoas-RS, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Geiza Gimenes Saraiva, Adriani Aparecida Rosa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.