FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADORES PARA DISCIPLINAS ONLINE DA GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA PUCRS

Autores/as

Palabras clave:

Educação Superior, Educação Online, Formação de Professores, Mediação, Tutoria

Resumen

O presente artigo apresenta o relato de experiência da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), dando destaque ao processo de formação de professores mediadores para as disciplinas online da graduação presencial da universidade. Ao implementar o projeto para a oferta das disciplinas online, a Universidade realiza duas ações estratégicas: (1) a estruturação da Coordenadoria das Disciplinas Online da Graduação Presencial, uma equipe multidisciplinar responsável pelo gerenciamento e formação de professores para produção do conteúdo digital e multimodal e de mediação online; (2) a opção de gerar conteúdo com seus próprios professores. A Universidade definiu também que os professores exerceriam a mediação nessas disciplinas, realizando, assim, as funções relacionadas tradicionalmente aos sistemas de tutoria: acompanhamento dos percursos de aprendizagem, promoção de interação e orientações assíncronas e síncronas, e processos de avaliação formativa, com a construção de feedback para as atividades avaliativas processuais. Isso, portanto, requer do professor, habituado às aulas presenciais, adaptações importantes em suas ações de docência. Nesse contexto, estratégias de formação inicial e continuada para o exercício da mediação online passam a ser o suporte fundamental e um diferencial institucional para os professores que atuam em disciplinas online. Os resultados das ações formativas docentes têm impactado positivamente na satisfação e na aprendizagem dos estudantes, conforme dados evidenciados na avaliação institucional e nas avaliações formativas, favorecendo que as resistências, inicialmente presentes na comunidade acadêmica quanto à modalidade online, possam ser gradualmente superadas.

Biografía del autor/a

Adriana Justin Cerveira Kampff, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Ciência da Computação também pela UFRGS e Graduação em Informática - Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua como Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada. É Professora Titular da PUCRS, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. É membro do Centro de Estudos em Educação Superior e do Grupo de Pesquisa ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Digital. Tem experiência nas áreas de Educação e de Computação, com ênfases em Educação Online e Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais digitais, ensino a distância, formação de professores e gestão educacional.

Débora Conforto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, na linha de Pesquisa de Informática na Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Informática na Educação e em Modelagem de Software Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuou como pesquisadora da RedEspecial Brasil e do NIIE/UFRGS. Atua como Coordenadora da Equipe das Disciplinas Online da Graduação Presencial (DOGP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Áreas de pesquisa: Informática na Educação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Inclusão Digital e Acessibilidade à Web.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância: reconhecimento, renovação de reconhecimento. Brasília 2017.

MCCOWAN, T. A “desagregação” do Ensino Superior (The “unbundling” of Higher Education). Revista Eletrônica de Educação, [], v. 12, n. 2, p. 464–482, 2018. DOI: 10.14244/198271992584. Disponível em: https://link.ufms.br/TBQWq. Acesso em: 29 jul. 2023.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, jun. 2006.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Justin Cerveira Kampff, A., & Conforto, D. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADORES PARA DISCIPLINAS ONLINE DA GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA PUCRS. SUD, 9. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/79

Número

Sección

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias