FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADORES PARA DISCIPLINAS ONLINE DA GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA PUCRS
Palabras clave:
Educação Superior, Educação Online, Formação de Professores, Mediação, TutoriaResumen
O presente artigo apresenta o relato de experiência da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), dando destaque ao processo de formação de professores mediadores para as disciplinas online da graduação presencial da universidade. Ao implementar o projeto para a oferta das disciplinas online, a Universidade realiza duas ações estratégicas: (1) a estruturação da Coordenadoria das Disciplinas Online da Graduação Presencial, uma equipe multidisciplinar responsável pelo gerenciamento e formação de professores para produção do conteúdo digital e multimodal e de mediação online; (2) a opção de gerar conteúdo com seus próprios professores. A Universidade definiu também que os professores exerceriam a mediação nessas disciplinas, realizando, assim, as funções relacionadas tradicionalmente aos sistemas de tutoria: acompanhamento dos percursos de aprendizagem, promoção de interação e orientações assíncronas e síncronas, e processos de avaliação formativa, com a construção de feedback para as atividades avaliativas processuais. Isso, portanto, requer do professor, habituado às aulas presenciais, adaptações importantes em suas ações de docência. Nesse contexto, estratégias de formação inicial e continuada para o exercício da mediação online passam a ser o suporte fundamental e um diferencial institucional para os professores que atuam em disciplinas online. Os resultados das ações formativas docentes têm impactado positivamente na satisfação e na aprendizagem dos estudantes, conforme dados evidenciados na avaliação institucional e nas avaliações formativas, favorecendo que as resistências, inicialmente presentes na comunidade acadêmica quanto à modalidade online, possam ser gradualmente superadas.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância: reconhecimento, renovação de reconhecimento. Brasília 2017.
MCCOWAN, T. A “desagregação” do Ensino Superior (The “unbundling” of Higher Education). Revista Eletrônica de Educação, [], v. 12, n. 2, p. 464–482, 2018. DOI: 10.14244/198271992584. Disponível em: https://link.ufms.br/TBQWq. Acesso em: 29 jul. 2023.
MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, jun. 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Adriana Kampff, Débora Conforto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.