FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADORES PARA DISCIPLINAS ONLINE DA GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA PUCRS
Keywords:
Educação Superior, Educação Online, Formação de Professores, Mediação, TutoriaAbstract
O presente artigo apresenta o relato de experiência da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), dando destaque ao processo de formação de professores mediadores para as disciplinas online da graduação presencial da universidade. Ao implementar o projeto para a oferta das disciplinas online, a Universidade realiza duas ações estratégicas: (1) a estruturação da Coordenadoria das Disciplinas Online da Graduação Presencial, uma equipe multidisciplinar responsável pelo gerenciamento e formação de professores para produção do conteúdo digital e multimodal e de mediação online; (2) a opção de gerar conteúdo com seus próprios professores. A Universidade definiu também que os professores exerceriam a mediação nessas disciplinas, realizando, assim, as funções relacionadas tradicionalmente aos sistemas de tutoria: acompanhamento dos percursos de aprendizagem, promoção de interação e orientações assíncronas e síncronas, e processos de avaliação formativa, com a construção de feedback para as atividades avaliativas processuais. Isso, portanto, requer do professor, habituado às aulas presenciais, adaptações importantes em suas ações de docência. Nesse contexto, estratégias de formação inicial e continuada para o exercício da mediação online passam a ser o suporte fundamental e um diferencial institucional para os professores que atuam em disciplinas online. Os resultados das ações formativas docentes têm impactado positivamente na satisfação e na aprendizagem dos estudantes, conforme dados evidenciados na avaliação institucional e nas avaliações formativas, favorecendo que as resistências, inicialmente presentes na comunidade acadêmica quanto à modalidade online, possam ser gradualmente superadas.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância: reconhecimento, renovação de reconhecimento. Brasília 2017.
MCCOWAN, T. A “desagregação” do Ensino Superior (The “unbundling” of Higher Education). Revista Eletrônica de Educação, [], v. 12, n. 2, p. 464–482, 2018. DOI: 10.14244/198271992584. Disponível em: https://link.ufms.br/TBQWq. Acesso em: 29 jul. 2023.
MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, jun. 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Adriana Kampff, Débora Conforto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.