AVANÇOS NA ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO
A EXPERIÊNCIA DA ENSP
Palabras clave:
Acessibilidade, Tecnologia Assistiva, Pós-GraduaçãoResumen
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CDEAD/ENSP/Fiocruz) na busca por soluções de acessibilidade e com a utilização de tecnologia assistiva no período que se iniciou na pandemia de Covid-19 e que segue até os dias atuais, sendo este um período marcado pela rápida apropriação tecnológica para conversão das atividades educacionais em formatos remotos e híbridos. São relatadas experiências referentes às soluções encontradas para a utilização das plataformas de atividades síncronas, do ambiente virtual de aprendizagem e sobre a adaptação de materiais didáticos, que foram pensadas juntamente aos estudantes com deficiência em cursos de pós-graduação. As experiências foram organizadas pelas deficiências: baixa visão, surdez/deficiência auditiva e deficiência física, de modo a se compreender as barreiras vivenciadas pelos estudantes e as possibilidades de enfrentamento. Percebeu-se uma célere aprendizagem institucional sobre a temática da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, de modo a atender às necessidades dos estudantes e garantir o acesso à educação de forma equitativa e com qualidade. No entanto, ainda existem lacunas que demandam maior investimento institucional, como a contratação de serviços especializados de audiodescrição, linguagem simples e interpretação de Libras, bem como maior apoio aos docentes para a adequação dos materiais didáticos.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Portaria Normativa n. 13, de 11 de maio de 2016. Dispõe sobre a indução de Ações Afirmativas na Pós-Graduação, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília:, n. 90, p. 47,12 maio 2016.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://link.ufms.br/d0J48 . Acesso em: 27 jul. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Tatiane Rezende Nunes de Souza, Alex Amorim, Leonardo Caldas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.