AVANÇOS NA ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO
A EXPERIÊNCIA DA ENSP
Keywords:
Acessibilidade, Tecnologia Assistiva, Pós-GraduaçãoAbstract
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CDEAD/ENSP/Fiocruz) na busca por soluções de acessibilidade e com a utilização de tecnologia assistiva no período que se iniciou na pandemia de Covid-19 e que segue até os dias atuais, sendo este um período marcado pela rápida apropriação tecnológica para conversão das atividades educacionais em formatos remotos e híbridos. São relatadas experiências referentes às soluções encontradas para a utilização das plataformas de atividades síncronas, do ambiente virtual de aprendizagem e sobre a adaptação de materiais didáticos, que foram pensadas juntamente aos estudantes com deficiência em cursos de pós-graduação. As experiências foram organizadas pelas deficiências: baixa visão, surdez/deficiência auditiva e deficiência física, de modo a se compreender as barreiras vivenciadas pelos estudantes e as possibilidades de enfrentamento. Percebeu-se uma célere aprendizagem institucional sobre a temática da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, de modo a atender às necessidades dos estudantes e garantir o acesso à educação de forma equitativa e com qualidade. No entanto, ainda existem lacunas que demandam maior investimento institucional, como a contratação de serviços especializados de audiodescrição, linguagem simples e interpretação de Libras, bem como maior apoio aos docentes para a adequação dos materiais didáticos.
References
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