QUEBRANDO BARREIRAS
A OFERTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA PRISIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Palabras clave:
Educação a Distância, Prisão, Inclusão, AcessibilidadeResumen
A educação prisional é notadamente um importante instrumento de reintegração e desenvolvimento de habilidades auxiliares a pessoas privadas de liberdade na reconstrução de um futuro melhor, durante e após o cumprimento da sua pena. Nesse contexto, a Educação a Distância tem se revelado uma modalidade apropriada à oferta, sobretudo pela sua capacidade de superação de barreiras físicas e simbólicas. Este relato de experiência tem o objetivo de registrar o percurso desenvolvido por uma Instituição de Ensino Superior- IEs da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, na oferta de Educação prisional a distância, e refletir sobre as possibilidades de implementação da EAD como alternativa às limitações diversas da educação prisional presencial. Elencamos a trajetória da EAD prisional na referida IEs e as possibilidades a serem construídas. Como universo de estudo, definimos duas turmas do curso de graduação de uma IEs Federal: uma ingressante em 2017 e outra em 2020. Foram garantidos a privacidade e o anonimato dos estudantes privados de liberdade e o foco foi dado no processo construído para a garantia da oferta, nas estratégias pedagógicas e nos resultados já alcançados. Neste trabalho, contribuímos com a reflexão sobre inclusão da massa carcerária nos espaços educacionais formais e informais, sobre o uso da modalidade a distância como possibilidade de encurtamento de barreiras físicas e simbólicas e afirmamos a educação como um direito humano prioritário e capaz de promover a cidadania.
Citas
BRASIL. Lei de Execuções Penais brasileira (nº 7.210/1984).
DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL. Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (SISDEPEN). Brasília: DEPEN, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/FW3gY. Acesso em: 31 jul. 2023.
MELGARÉ, Plínio. Dignidade da Pessoa Humana. Malheiros, São Paulo, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Edneide da Conceição Bezerra, Francisco Augusto Cruz de Araújo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.