FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD
Palabras clave:
Formação Continuada, Educação Matemática, Prática de EnsinoResumen
Buscando evidenciar a importância do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) com a utilização de jogos e materiais concretos na prática docente, objetivando desmistificar o ensino da matemática e, consequentemente, resultando em aulas mais dinâmicas e interativas, além de estimular a construção do conhecimento pelo estudante, o presente relato de experiência teve como finalidade expandir a temática e aumentar o alcance à comunidade acadêmica. Proveniente do projeto de extensão realizado nos anos de 2021 e 2022, através de uma pesquisa aplicada e qualitativa, suas principais etapas englobaram: concepção e planejamento, pesquisa e estudo dos materiais e jogos utilizados, criação da sala virtual, inserção de ferramentas de baixo custo e/ou recicláveis, realização de cursos de extensão e produções científicas externas. Os cursos de extensão foram desenvolvidos em municípios da zona da mata norte, agreste e sertão de Pernambuco e sertão de Alagoas. Obteve-se resultados satisfatórios, principalmente no que concerne a realização de cadernos de orientação sobre os materiais estudados, na formação de 81 docentes e licenciandos através dos cursos de extensão, além da participação em eventos científicos de grande relevância. Desta forma, este artigo fornece contribuições que podem direcionar os professores quanto a importância do Laboratório de Ensino de Matemática e da potencialidade de seus materiais quando aplicados de forma consciente e planejada.
Citas
FONSECA, Deborah Oliveira da; GUALANDI, Jorge Henrique. O Laboratório de Ensino de Matemática na formação continuada de professores que ensinam matemática. Ensino da Matemática em Debate, v. 7, n. 2, p. 82-100, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/2sb5t . Acesso em: 15 set. 2021.
GITIRANA, Verônica et al. Jogos com sucata na educação matemática. Recife: Nemat: Ed. Universitária da UFPE: 2018. Disponível em: hhttps://link.ufms.br/mAXBB . Acesso em: 06 jul. 2023.
GOMES, H. G. L.; SILVA, J. A. O.; SILVA, S. F. A importância dos jogos matemáticos como uma intervenção no processo de aprendizagem nas séries iniciais. In: V CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., Olinda: 2018. p. 1-12. Disponível em: https://link.ufms.br/anmGr . Acesso em: 05 fev. 2022.
JÚNIOR, Luiz Gonzaga Lapa. Intervenções matemáticas com material reciclável em estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/oFHcK. Acesso em: 06 jul. 2023.
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; KIKUCHI, Luzia Maya. O Laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v. 48, n.169, p.802-829, 2018. Disponível em:https://link.ufms.br/YRgES. Acesso em: 04 jul. 2023.
ROCHA, R.S.T.M; BERTO, D.E.S; CASTRO, A. T. G; PAES, F. N. S. LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Anais do Encontro Pernambucano de Educação Matemática, 2022, Caruaru. Anais [...].Caruaru: Webconferência, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIIEPEM/463275-LABORATORIO-DE-ENSINO-DE-MATEMATICA-NA-FORMACAO-DOCENTE--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 18 set. 2023 .
TRANCOSO, J. S. R.; ASSIS, C. S. A.; CÔCO, D. Aprender jogando: o jogo Awalé e suas contribuições na prática educativa. In: SILVA, Sandra Aparecida Fraga da; CÔCO, Dilza. (org.) Laboratório de ensino de matemática do Ifes/Vitória: história e reflexões de experiências formativas. Vitória, : Edifes, 2021.. Disponível em: https://link.ufms.br/GFOnY. Acesso em: 04 jul. 2023.
VIEIRA, Gláucia Aparecida; ZAIDAN, Samira. Sobre o conceito de prática pedagógica e o professor de matemática. Paidéia. Belo Horizonte: Univ. Fumec, Ano 10 n. 14 p. 33-54 jan./jun. 2013. Disponível em: https://link.ufms.br/I7T7P Acesso em: 11 set. 2023
ZOCOLOTTI, A.K.; CÔCO, D.; SILVA, S. A. F.; SOARES, A. W. O LEM e o estágio supervisionado: ações e reflexões na docência. In: SILVA, Sandra Aparecida Fraga da; CÔCO, Dilza. (org.) Laboratório de ensino de matemática do Ifes/Vitória: história e reflexões de experiências formativas. Vitória, Edifes, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/GFOnY . Acesso em: 04 jul. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Fabíola Nascimento dos Santos Paes, Douglas Eduardo da Silva Berto, Ranny Scarllet Tavares Marcolino da Rocha, Luís Gomes de Moura Neto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.