FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD

Authors

  • Fabíola Nascimento dos Santos Paes INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Douglas Eduardo da Silva Berto INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Ranny Scarllet Tavares Marcolino da Rocha INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO https://orcid.org/0000-0002-7174-6390
  • Luís Gomes de Moura Neto INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA

Keywords:

Formação Continuada, Educação Matemática, Prática de Ensino

Abstract

Buscando evidenciar a importância do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) com a utilização de jogos e materiais concretos na prática docente, objetivando desmistificar o ensino da matemática e, consequentemente, resultando em aulas mais dinâmicas e interativas, além de estimular a construção do conhecimento pelo estudante, o presente relato de experiência teve como finalidade expandir a temática e aumentar o alcance à comunidade acadêmica. Proveniente do projeto de extensão realizado nos anos de 2021 e 2022, através de uma pesquisa aplicada e qualitativa, suas principais etapas englobaram: concepção e planejamento, pesquisa e estudo dos materiais e jogos utilizados, criação da sala virtual, inserção de ferramentas de baixo custo e/ou recicláveis, realização de cursos de extensão e produções científicas externas. Os cursos de extensão foram desenvolvidos em municípios da zona da mata norte, agreste e sertão de Pernambuco e sertão de Alagoas. Obteve-se resultados satisfatórios, principalmente no que concerne a realização de cadernos de orientação sobre os materiais estudados, na formação de 81 docentes e licenciandos através dos cursos de extensão, além da participação em  eventos científicos de grande relevância. Desta forma, este artigo fornece contribuições que podem direcionar os professores quanto a importância do Laboratório de Ensino de Matemática e da potencialidade de seus materiais quando aplicados de forma consciente e planejada.

Author Biographies

Fabíola Nascimento dos Santos Paes, INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO

Especialista em EaD, professora do IFPE, mestranda em EPT no IFRN.

Douglas Eduardo da Silva Berto, INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO

Graduado em Licenciatura em Matemática no IFPE.

Ranny Scarllet Tavares Marcolino da Rocha, INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestre em Engenharia Civil, graduanda em Licenciatura em Matemática no IFPE.

Luís Gomes de Moura Neto, INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA

Doutor em Biotecnologia

References

FONSECA, Deborah Oliveira da; GUALANDI, Jorge Henrique. O Laboratório de Ensino de Matemática na formação continuada de professores que ensinam matemática. Ensino da Matemática em Debate, v. 7, n. 2, p. 82-100, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/2sb5t . Acesso em: 15 set. 2021.

GITIRANA, Verônica et al. Jogos com sucata na educação matemática. Recife: Nemat: Ed. Universitária da UFPE: 2018. Disponível em: hhttps://link.ufms.br/mAXBB . Acesso em: 06 jul. 2023.

GOMES, H. G. L.; SILVA, J. A. O.; SILVA, S. F. A importância dos jogos matemáticos como uma intervenção no processo de aprendizagem nas séries iniciais. In: V CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., Olinda: 2018. p. 1-12. Disponível em: https://link.ufms.br/anmGr . Acesso em: 05 fev. 2022.

JÚNIOR, Luiz Gonzaga Lapa. Intervenções matemáticas com material reciclável em estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/oFHcK. Acesso em: 06 jul. 2023.

OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; KIKUCHI, Luzia Maya. O Laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v. 48, n.169, p.802-829, 2018. Disponível em:https://link.ufms.br/YRgES. Acesso em: 04 jul. 2023.

ROCHA, R.S.T.M; BERTO, D.E.S; CASTRO, A. T. G; PAES, F. N. S. LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Anais do Encontro Pernambucano de Educação Matemática, 2022, Caruaru. Anais [...].Caruaru: Webconferência, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIIEPEM/463275-LABORATORIO-DE-ENSINO-DE-MATEMATICA-NA-FORMACAO-DOCENTE--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 18 set. 2023 .

TRANCOSO, J. S. R.; ASSIS, C. S. A.; CÔCO, D. Aprender jogando: o jogo Awalé e suas contribuições na prática educativa. In: SILVA, Sandra Aparecida Fraga da; CÔCO, Dilza. (org.) Laboratório de ensino de matemática do Ifes/Vitória: história e reflexões de experiências formativas. Vitória, : Edifes, 2021.. Disponível em: https://link.ufms.br/GFOnY. Acesso em: 04 jul. 2023.

VIEIRA, Gláucia Aparecida; ZAIDAN, Samira. Sobre o conceito de prática pedagógica e o professor de matemática. Paidéia. Belo Horizonte: Univ. Fumec, Ano 10 n. 14 p. 33-54 jan./jun. 2013. Disponível em: https://link.ufms.br/I7T7P Acesso em: 11 set. 2023

ZOCOLOTTI, A.K.; CÔCO, D.; SILVA, S. A. F.; SOARES, A. W. O LEM e o estágio supervisionado: ações e reflexões na docência. In: SILVA, Sandra Aparecida Fraga da; CÔCO, Dilza. (org.) Laboratório de ensino de matemática do Ifes/Vitória: história e reflexões de experiências formativas. Vitória, Edifes, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/GFOnY . Acesso em: 04 jul. 2023.

Published

2024-01-15

How to Cite

Nascimento dos Santos Paes, F., da Silva Berto, D. E., Tavares Marcolino da Rocha, R. S., & Gomes de Moura Neto, L. (2024). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD. SUD, 9. etrieved from https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/52

Issue

Section

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias