FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD
Keywords:
Formação Continuada, Educação Matemática, Prática de EnsinoAbstract
Buscando evidenciar a importância do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) com a utilização de jogos e materiais concretos na prática docente, objetivando desmistificar o ensino da matemática e, consequentemente, resultando em aulas mais dinâmicas e interativas, além de estimular a construção do conhecimento pelo estudante, o presente relato de experiência teve como finalidade expandir a temática e aumentar o alcance à comunidade acadêmica. Proveniente do projeto de extensão realizado nos anos de 2021 e 2022, através de uma pesquisa aplicada e qualitativa, suas principais etapas englobaram: concepção e planejamento, pesquisa e estudo dos materiais e jogos utilizados, criação da sala virtual, inserção de ferramentas de baixo custo e/ou recicláveis, realização de cursos de extensão e produções científicas externas. Os cursos de extensão foram desenvolvidos em municípios da zona da mata norte, agreste e sertão de Pernambuco e sertão de Alagoas. Obteve-se resultados satisfatórios, principalmente no que concerne a realização de cadernos de orientação sobre os materiais estudados, na formação de 81 docentes e licenciandos através dos cursos de extensão, além da participação em eventos científicos de grande relevância. Desta forma, este artigo fornece contribuições que podem direcionar os professores quanto a importância do Laboratório de Ensino de Matemática e da potencialidade de seus materiais quando aplicados de forma consciente e planejada.
References
FONSECA, Deborah Oliveira da; GUALANDI, Jorge Henrique. O Laboratório de Ensino de Matemática na formação continuada de professores que ensinam matemática. Ensino da Matemática em Debate, v. 7, n. 2, p. 82-100, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/2sb5t . Acesso em: 15 set. 2021.
GITIRANA, Verônica et al. Jogos com sucata na educação matemática. Recife: Nemat: Ed. Universitária da UFPE: 2018. Disponível em: hhttps://link.ufms.br/mAXBB . Acesso em: 06 jul. 2023.
GOMES, H. G. L.; SILVA, J. A. O.; SILVA, S. F. A importância dos jogos matemáticos como uma intervenção no processo de aprendizagem nas séries iniciais. In: V CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., Olinda: 2018. p. 1-12. Disponível em: https://link.ufms.br/anmGr . Acesso em: 05 fev. 2022.
JÚNIOR, Luiz Gonzaga Lapa. Intervenções matemáticas com material reciclável em estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/oFHcK. Acesso em: 06 jul. 2023.
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; KIKUCHI, Luzia Maya. O Laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v. 48, n.169, p.802-829, 2018. Disponível em:https://link.ufms.br/YRgES. Acesso em: 04 jul. 2023.
ROCHA, R.S.T.M; BERTO, D.E.S; CASTRO, A. T. G; PAES, F. N. S. LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Anais do Encontro Pernambucano de Educação Matemática, 2022, Caruaru. Anais [...].Caruaru: Webconferência, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIIEPEM/463275-LABORATORIO-DE-ENSINO-DE-MATEMATICA-NA-FORMACAO-DOCENTE--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 18 set. 2023 .
TRANCOSO, J. S. R.; ASSIS, C. S. A.; CÔCO, D. Aprender jogando: o jogo Awalé e suas contribuições na prática educativa. In: SILVA, Sandra Aparecida Fraga da; CÔCO, Dilza. (org.) Laboratório de ensino de matemática do Ifes/Vitória: história e reflexões de experiências formativas. Vitória, : Edifes, 2021.. Disponível em: https://link.ufms.br/GFOnY. Acesso em: 04 jul. 2023.
VIEIRA, Gláucia Aparecida; ZAIDAN, Samira. Sobre o conceito de prática pedagógica e o professor de matemática. Paidéia. Belo Horizonte: Univ. Fumec, Ano 10 n. 14 p. 33-54 jan./jun. 2013. Disponível em: https://link.ufms.br/I7T7P Acesso em: 11 set. 2023
ZOCOLOTTI, A.K.; CÔCO, D.; SILVA, S. A. F.; SOARES, A. W. O LEM e o estágio supervisionado: ações e reflexões na docência. In: SILVA, Sandra Aparecida Fraga da; CÔCO, Dilza. (org.) Laboratório de ensino de matemática do Ifes/Vitória: história e reflexões de experiências formativas. Vitória, Edifes, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/GFOnY . Acesso em: 04 jul. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Fabíola Nascimento dos Santos Paes, Douglas Eduardo da Silva Berto, Ranny Scarllet Tavares Marcolino da Rocha, Luís Gomes de Moura Neto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.