TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

ALÉM DOS RECURSOS E ATIVIDADES DO MOODLE

Autores/as

  • Wilton José Pimentel Filho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafael Moré Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-8841-2920
  • Bruno Fuhrmann Kehrig Silva Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0009-0006-8355-1976
  • Isaias Scalabrin Bianchi Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

MOODLE. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Tecnologias Educacionais Digitais (TEDs). Inclusão Digital.

Resumen

 Este artigo aborda a importância da inovação e criatividade na utilização das Tecnologias Educacionais Digitais para o aperfeiçoamento do processo educacional e a inclusão digital. O desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e a Internet pavimentaram os caminhos para a possibilidade de uma educação digital inovadora e inclusiva. Com base neste contexto, os autores apresentam a contribuição de plataformas como o MOODLE para a criação de soluções educacionais inovadoras nos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD/UFSC). O objetivo deste estudo é apresentar as inovações e soluções implementadas na SEAD/UFSC com a utilização do MOODLE, transformando-o de um simples repositório de materiais didáticos em uma plataforma completa e interativa que proporciona aos estudantes uma interface amigável, além de uma experiência agradável de usabilidade e interação. A metodologia utilizada foi a pesquisa com objetivo exploratório e descritivo, com estratégia bibliométrica e revisão sistemática e o portal escolhido foi o Google Acadêmico, onde buscou-se mapear as publicações mais importantes relacionadas às tecnologias educacionais digitais, ambientes virtuais de ensino e aprendizagem e a inclusão digital. Como considerações finais mostraremos os resultados obtidos nos cursos oferecidos pela SEAD/UFSC utilizando recursos básicos de programação e posteriormente aplicados na interface do usuário na plataforma MOODLE.

Biografía del autor/a

Wilton José Pimentel Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialista em Educação a Distância. Programador na SEAD/UFSC.

Rafael Moré, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária.
Diretor de Projetos Especiais da UNIREDE.

Bruno Fuhrmann Kehrig Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Engenharia de Software. Técnico de TI da secretária de Educação a Distância da UFSC.

Isaias Scalabrin Bianchi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Tecnologia Sistemas de Informação na Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Administração Universitária pela UFSC.

Citas

BARRETO, M. R.. O Moodle como ferramenta de aprendizagem a distância: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação a Distância, , v. 15. n. 2, 2009, p., 1-18.

BIZELLI, J. L. Inovação: limites e possibilidades para aprender na era do conhecimento. v. 1. São Paulo: Ed. UNESP: Cultura Acadêmica, 2013.

LEI nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Política Nacional de Educação Digital (PNED). Diário Oficial da União, Brasília. 11 jan. 2023.

FERNANDES, J. H. C. Revisão sistemática da literatura: conceitos, métodos e aplicações. Revista Brasileira de Ciência da Informação e Documentação, 2012.

FERNANDES, J. H. C., & Araújo, A. C. (2022). Bibliometria e cienciometria: conceitos, métodos e aplicações. Revista Brasileira de Ciência da Informação e Documentação, v. 17, n. 1 2022. p. 1-1.9.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). . Censo da Educação Superior 2021. Brasília: INEP, 2021.

MEDEIROS, Y. A. A. Estudos de caso: uma introdução à metodologia. São Paulo: Atlas, 2005.

MOODLE. . Moodle: Aprendizagem online. Disponível em https://link.ufms.br/ssmbP. Acesso em: 30 de mai. 2023.

SILVA, L. G. (2018). Tecnologias digitais na educação: um estudo sobre as possibilidades de uso em sala de aula. Revista Brasileira de Educação,v. 23 n. 96, 2018. p. 248.

SOARES, F. E. B., & QUEIROZ, D. E. . As tecnologias digitais como recursos pedagógicos no ensino remoto: implicações na formação continuada e nas práticas docentes. Educação em Revista, 39.2023.

TEIXEIRA, M. C. . Tecnologias educacionais digitais e a qualidade da educação. Revista Brasileira de Educação, v. 25, n. 96 2020, p, 231.

VERGARA, S. C. . Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2020.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Pimentel Filho, W. J., Moré, R., Kehrig Silva, B. F., & Scalabrin Bianchi, I. (2024). TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: ALÉM DOS RECURSOS E ATIVIDADES DO MOODLE. SUD, 16. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/38

Número

Sección

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais