TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
ALÉM DOS RECURSOS E ATIVIDADES DO MOODLE
Palabras clave:
MOODLE. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Tecnologias Educacionais Digitais (TEDs). Inclusão Digital.Resumen
Este artigo aborda a importância da inovação e criatividade na utilização das Tecnologias Educacionais Digitais para o aperfeiçoamento do processo educacional e a inclusão digital. O desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e a Internet pavimentaram os caminhos para a possibilidade de uma educação digital inovadora e inclusiva. Com base neste contexto, os autores apresentam a contribuição de plataformas como o MOODLE para a criação de soluções educacionais inovadoras nos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD/UFSC). O objetivo deste estudo é apresentar as inovações e soluções implementadas na SEAD/UFSC com a utilização do MOODLE, transformando-o de um simples repositório de materiais didáticos em uma plataforma completa e interativa que proporciona aos estudantes uma interface amigável, além de uma experiência agradável de usabilidade e interação. A metodologia utilizada foi a pesquisa com objetivo exploratório e descritivo, com estratégia bibliométrica e revisão sistemática e o portal escolhido foi o Google Acadêmico, onde buscou-se mapear as publicações mais importantes relacionadas às tecnologias educacionais digitais, ambientes virtuais de ensino e aprendizagem e a inclusão digital. Como considerações finais mostraremos os resultados obtidos nos cursos oferecidos pela SEAD/UFSC utilizando recursos básicos de programação e posteriormente aplicados na interface do usuário na plataforma MOODLE.
Citas
BARRETO, M. R.. O Moodle como ferramenta de aprendizagem a distância: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação a Distância, , v. 15. n. 2, 2009, p., 1-18.
BIZELLI, J. L. Inovação: limites e possibilidades para aprender na era do conhecimento. v. 1. São Paulo: Ed. UNESP: Cultura Acadêmica, 2013.
LEI nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Política Nacional de Educação Digital (PNED). Diário Oficial da União, Brasília. 11 jan. 2023.
FERNANDES, J. H. C. Revisão sistemática da literatura: conceitos, métodos e aplicações. Revista Brasileira de Ciência da Informação e Documentação, 2012.
FERNANDES, J. H. C., & Araújo, A. C. (2022). Bibliometria e cienciometria: conceitos, métodos e aplicações. Revista Brasileira de Ciência da Informação e Documentação, v. 17, n. 1 2022. p. 1-1.9.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). . Censo da Educação Superior 2021. Brasília: INEP, 2021.
MEDEIROS, Y. A. A. Estudos de caso: uma introdução à metodologia. São Paulo: Atlas, 2005.
MOODLE. . Moodle: Aprendizagem online. Disponível em https://link.ufms.br/ssmbP. Acesso em: 30 de mai. 2023.
SILVA, L. G. (2018). Tecnologias digitais na educação: um estudo sobre as possibilidades de uso em sala de aula. Revista Brasileira de Educação,v. 23 n. 96, 2018. p. 248.
SOARES, F. E. B., & QUEIROZ, D. E. . As tecnologias digitais como recursos pedagógicos no ensino remoto: implicações na formação continuada e nas práticas docentes. Educação em Revista, 39.2023.
TEIXEIRA, M. C. . Tecnologias educacionais digitais e a qualidade da educação. Revista Brasileira de Educação, v. 25, n. 96 2020, p, 231.
VERGARA, S. C. . Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Wilton José Pimentel Filho, Rafael Moré, Bruno Fuhrmann Kehrig Silva, Isaias Scalabrin Bianchi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.