A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O CAPITAL DIGITAL E TECNOLÓGICO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

Autores/as

  • Antonio Sales Anhanguera-Uniderp
  • Erlinda Martins Batista Anhanguera-Uniderp

Palabras clave:

Práticas pedagógicas inovadoras, Formação digital de professores, Cultura e Capital Sociológico Digital

Resumen

evantamento bibliográfico, realizada no contexto de um Grupo de Pesquisa, no período de 2021 a 2023, cujo objetivo geral foi identificar a aquisição de capital tecnológico e digital por professores de cinco universidades, bem como, as características de suas práticas pedagógicas com o uso desses capitais nos cursos de formação de professores (licenciaturas) de cinco universidades do Estado de Mato Grosso do Sul; específicos; mapear práticas inovadoras e conhecer as experiências dos professores e professoras com o uso de tecnologias digitais. Nesse sentido, o eixo Capital Tecnológico e as competências digitais sob o qual foi produzido este texto, teve ainda como objetivo específico analisar os dados da pesquisa mencionada sob o olhar teórico das análises sociológicas do Capital Digital dos professores montenegrinos, da Cultura Digital e Escola em seus desafios educativos, e a Cultura da Convergência, abrangendo as ideias Jenkianas. Os resultados mostraram que, em sua maioria, os professores se beneficiam dos recursos gratuitos da tecnologia. As análises dos resultados possibilitaram concluir que ou não há investimento institucional ou esses investimentos não fazem diferença, e ainda, que o acesso ao capital tecnológico e digital pago, quando há, é custeado pelo próprio docente. Esperam-se que essas discussões contribuam para formação institucional e principalmente para novas pesquisas.

Biografía del autor/a

Antonio Sales, Anhanguera-Uniderp

Licenciado em Matemática, Mestre e Doutor em Educação. Docente em Cursos Pós-Gradução Stricto Sensu da Unversidade Anhanguera- Unider e do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo. Professor no Curso de Medicina da Uniderp

Erlinda Martins Batista, Anhanguera-Uniderp

Graduada em Pedagogia pela UFMS (1989).
Especialista em Orientação Pedagógica em Educação a Distância com enfoque no uso do Chat em Cursos de Especialização da Educação a Distância da UFMS (2000).
Mestre em Educação com enfoque no Uso de Ambiente e Fórum Virtual na Educação a Distância da UFMS (2006)
Doutora em Educação com enfoque na Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA do Curso de Pedagogia a Distância da UFMS (2013).
Pós-doutorado em Educação pela UERJ (2021)
Docente no Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade -Anhanguera -Uniderp/
Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos em Educação a Distância – GINPEAD/DGP/CNPq.

Citas

CASILLAS-ALVARADO, Miguel Angel; RAMÍREZ- MARTINELL, Alberto; ORTIZ-MÉNDEZ, Verónica. El capital tecnológico una nueva especie del capital cultural. Una propuesta para su medición. In: CASILLAS-ALVARADO, Miguel Angel; RAMÍREZ- MARTINELL, Alberto (org.). Háblame de TIC: Tecnología Digital en la Educación Superior. Córdoba: Brujas, 2014, p. 23-38. Disponível em: https://link.ufms.br/HdKzU. Acesso em: 23 jun.2023.

CORTONI, Ida; PEROVIC, Jelena. Análise sociológica do capital digital dos professores montenegrinos. Comunidade e Sociedade, v.37, p.169-184, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/pWINA V Acesso em: 23 jun. 2023.

FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura Digital e Formação de Professores: usos da mídia, práticas culturais e desafios educativos. In: FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (org.). Cultura Digital e Escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2013. p .95-146.

FREITAS, Christiana Soares. Capital tecnológico -informacional. Estudos de Sociologia. Revista do do Programa de Pôs-graduação em Sociologia da UFPE. v. 8. n. 1.2. p. 163-183, 2002. Disponível em:https://link.ufms.br/osVCM . Acesso em: 23 jun.2023

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência.São Paulo: Aleph, 2006.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernoscenpec, v.4, n.2, p.196-229, São Paulo, dez. 2014.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Sales, A., & Martins Batista, E. (2024). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O CAPITAL DIGITAL E TECNOLÓGICO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. SUD, 10. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/36

Número

Sección

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais