A GESTÃO DO CURSO "CIÊNCIA É 10" E OS PROCESSOS DE EVASÃO E RETENÇÃO DE CURSISTAS
Palabras clave:
Ensino de Ciências, Educação a distância, Evasão, Retenção, GestãoResumen
Neste trabalho são relatadas as experiências ocorridas durante a realização do curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez (Ciência é 10). O curso foi planejado para ofertar algumas aulas presenciais, porém foi realizado durante o período pandêmico e teve que ser ofertado totalmente na modalidade de Educação a Distância. Esse fato surpreendeu todos os envolvidos, pois tudo teve que ser adaptado para o novo formato. O curso teve uma carga horária de 480 horas distribuídas em três módulos. O Moodle foi o ambiente virtual de aprendizagem utilizado para a disponibilização dos conteúdos. Além das disciplinas, os cursistas tiveram que elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso. No início do curso, a coordenação recebeu reclamações com comunicados de desistências da maioria dos cursistas. Ao verificar os motivos apresentados pelos cursistas, imediatamente a coordenação realizou diversas ações visando solucionar os problemas. No relato são apresentadas as estratégias utilizadas pela coordenação para a retenção dos alunos até o final do curso. O curso teve uma baixa evasão motivada, principalmente, por questões de saúde. A gestão do curso foi realizada contando com uma fundação de apoio que fez o gerenciamento da verba e, com órgãos administrativos e acadêmicos de uma instituição pública de ensino superior.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES). Projeto pedagógico do curso: especialização em ensino de ciências –Anos finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez!”. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/jtRFe. Acesso em: 29 jun 2023.
CARVALHO, A. M. P. Ensino e aprendizagem de ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas- (SEI). In: Marcos Daniel Longhini. (Org.) O Uno e o Diverso na Educação. 1.ed. Uberlândia: EDUFU, 2011, p. 253-266.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, V.; CARVALHO Jr, P. Educação à distância (EAD), conceitos e reflexões. Revista Medicina (Ribeirão Preto). 48. 209-2013. 10.11606/issn.2176-7262.v48i3p209-213. Disponível em: https://link.ufms.br/hnR4P. Acesso em: 29 jun 2023.
KNUPPEL, M. A. C.; SERRA, I. M. R. de S. .; LIRA, L. A. R. de. Novas tendências e desafios para educação a distância: a parceria das universidades estaduais e o sistema UAB. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 3, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/VJQMe. Acesso em: 23 ago. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Mirian Pacheco Silva Albrecht, Daniel Scodeler, Kátia Franklin Albertin Torres, Evonir Albrecht

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.