ENUNCIAR PARA INTERAGIR
UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE MATERIAL DIDÁTICO EM DISCIPLINAS DE CURSOS A DISTÂNCIA
Palabras clave:
Semiótica francesa, Interação, Enunciação, Material DidáticoResumen
O presente trabalho é uma tentativa de discutir questões sobre as interações que são realizadas nos cursos a distância por meio dos documentos produzidos pelos docentes no âmbito da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead/UFMS). Em primeiro lugar, retomamos questões teóricas provenientes da semiótica de origem francesa (Fiorin, 2005, 2011; Barros, 2008), e selecionamos alguns conceitos essenciais para o objeto em questão, tais como as relações entre enunciador e enunciatário e o estudo dos regimes de interação (Landowski, 2014; Faria; Teixeira, 2013). Em seguida analisam-se exemplos de atividades produzidas pelos professores, a saber, enunciados dos fóruns, a fim de observar quais estratégias de produção são utilizadas para que tais materiais alcancem seus objetivos pedagógicos e façam os estudantes cumprirem as atividades propostas, ainda que, em certa medida, haja previsibilidade daquilo que os discentes encontram ao cursar as distintas disciplinas de seu curso. Conclui-se que, apesar de a produção conceder certo grau de liberdade aos docentes, é preciso saber escolher e explorar estratégias que despertem o querer-fazer por parte dos enunciatários, em especial, no gênero discursivo escolhido, bem como refletir se outros caminhos poderiam ser selecionados quanto à interação com o enunciatário figurativizado como estudante.
Citas
BARROS, D. L. P. de. Teoria semiótica do texto. 4 ed. São Paulo: Ática, 2008.
DINIZ, L. F. [BACKUP MOODLE] ÉTICA, CIDADANIA E SOCIEDADE https://link.ufms.br/59jw5 Acesso em 24 ago. 2023.
FARIA, K.; TEIXEIRA, L. Interações no jornalismo on-line. In: TEIXEIRA, L.; CARMO JR., J. R. do. Linguagens na cibercultura. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2013.
FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2 ed. São Paulo: Ática, 2005.
FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. 15 ed. São Paulo: Contexto, 2011.
GOMES, Regina Souza. Teoria semiótica e ensino de redação. Ensino de Letras. Cadernos do CNFL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, vol. X, nº 7, p. 202-216, 2006.
HOUAISS, A. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 4 ed. rev. e aumentada. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
LANDOWSKI, E. Interações arriscadas. Trad. Luiza Helena O. da Silva. São Paulo: Estação das Letras e cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014.
RIEDNER, D. D. T. [BACKUP MOODLE] EaD, MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/fM1CB . Acesso em 24 ago. 2023.
UFMS. Aprova o Plano de Ação: Produção, Validação e Atualização de Materiais Didáticos da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Resolução n. 854 - COGRAD/UFMS, de 15 de maio de 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/hx7ao . Acesso 26 ago. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Tiana Antunes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.