MONTANDO O TRIPÉ

REFLEXÕES SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CURSOS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA

Autores/as

  • Constantino Dias da Cruz Neto IFMT

Palabras clave:

Extensão, educação a distância, ensino superior, curricularização da extensão

Resumen

O presente artigo traz reflexões e questionamento sobre a extensão na educação superior do Brasil. O assunto toma forma quando as instituições que oferecem cursos de graduação estão em franca implantação da extensão em projetos educacionais. Assim, uma pesquisa documental, baseada nas legislações vigentes e pertinentes foi complementada a uma pesquisa bibliográfica, em busca de registros recentes da curricularização da extensão. Tendo em mente a definição da extensão como componente que leva os benefícios do ensino e da pesquisa até a sociedade, o artigo ressalta que o equilíbrio do tripé parece frágil e está permanentemente em construção. Ao considerar que a literatura sobre a implantação da extensão nos cursos superiores é recente, também pontua estratégias de extensão em funcionamento em cursos de computação. Questiona a necessidade estabelecida pela legislação para que a extensão dos cursos a distância seja realizada presencialmente, promove reflexões sobre a necessidade de considerar as condições do estudante e, também, de garantir os avanços obtidos com o uso das tecnologias digitais em rede em prol da própria educação a distância. Ao final, aponta a necessidade de integrar as instituições de ensino superior como Comunidades de Prática, como forma de garantir uma formação, interação e conhecimento sobre o tema.

Biografía del autor/a

Constantino Dias da Cruz Neto, IFMT

Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva desde 2008. Atua na educação a distância desde 2006 e no ensino de tecnologias digitais em cursos de ensino médio técnico, graduação e pós-graduação desde 1998. Graduado em Computação (UFMT, 1997), mestre em Avaliação de Sistemas e Programas (CESGRANRIO, 2015) e doutor em Tecnologias da Inteligência (PUC-SP, 2021).

Citas

BORDIN, Andrea Sabedra. Uma Análise da Curricularização da Extensão na Graduação em Computação: Possibilidades e Desafios. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 262-269. DOI: https://link.ufms.br/3ekzJ.

BRASIL. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Educação. Disponível em: https://link.ufms.br/Y0CIt. Acesso em: 29 ago. 2023.

BRASIL. Decreto n. 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF: Ministério da Educação. Disponível em: https://link.ufms.br/UFbaa. Acesso em: 29 ago. 2023.

BRASIL. Lei n. 11.892, de 28 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://link.ufms.br/etEMk. Acesso em: 29 ago. 2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://link.ufms.br/0li7b. Acesso em: 29 ago. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://link.ufms.br/PiwX3. Acesso em: 29 ago. 2023.

MELO, Amanda Meincke; DE MELLO, Aline Vieira; KREUTZ, Diego; BERNARDINO, Maicon. Curricularização da Extensão Universitária em Cursos de Computação: experiências e possibilidades. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 289-299. DOI: https://link.ufms.br/8qQy5.

SIQUEIRA, Diego X.; BOAVENTURA, Geísa A. R.; CAMPOS, Lívia M. C.; COSTA, Newarney T.; MACEDO, Mateus B.; ARANHA, Renan Vinicius; PEREIRA JÚNIOR, Cleon X. Os Institutos Federais e a Curricularização da Extensão: uma Análise da Região Centro-Oeste do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 10. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 61-68. ISSN 2763-8766. DOI: https://link.ufms.br/KWcdp.

SLEUTJES, M. H. S. C. Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 33, n. 3, p. 99 a 101, 1999. Disponível em: https://link.ufms.br/YMSfj. Acesso em: 29 ago. 2023.

WENGER, E. Community of Practice: Learning, Meaning, and Identity. New York, Cambridge University Press, 1999.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Dias da Cruz Neto, C. (2024). MONTANDO O TRIPÉ: REFLEXÕES SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CURSOS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA. SUD, 12. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/152

Número

Sección

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização