MONTANDO O TRIPÉ
REFLEXÕES SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CURSOS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA
Palabras clave:
Extensão, educação a distância, ensino superior, curricularização da extensãoResumen
O presente artigo traz reflexões e questionamento sobre a extensão na educação superior do Brasil. O assunto toma forma quando as instituições que oferecem cursos de graduação estão em franca implantação da extensão em projetos educacionais. Assim, uma pesquisa documental, baseada nas legislações vigentes e pertinentes foi complementada a uma pesquisa bibliográfica, em busca de registros recentes da curricularização da extensão. Tendo em mente a definição da extensão como componente que leva os benefícios do ensino e da pesquisa até a sociedade, o artigo ressalta que o equilíbrio do tripé parece frágil e está permanentemente em construção. Ao considerar que a literatura sobre a implantação da extensão nos cursos superiores é recente, também pontua estratégias de extensão em funcionamento em cursos de computação. Questiona a necessidade estabelecida pela legislação para que a extensão dos cursos a distância seja realizada presencialmente, promove reflexões sobre a necessidade de considerar as condições do estudante e, também, de garantir os avanços obtidos com o uso das tecnologias digitais em rede em prol da própria educação a distância. Ao final, aponta a necessidade de integrar as instituições de ensino superior como Comunidades de Prática, como forma de garantir uma formação, interação e conhecimento sobre o tema.
Citas
BORDIN, Andrea Sabedra. Uma Análise da Curricularização da Extensão na Graduação em Computação: Possibilidades e Desafios. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 262-269. DOI: https://link.ufms.br/3ekzJ.
BRASIL. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Educação. Disponível em: https://link.ufms.br/Y0CIt. Acesso em: 29 ago. 2023.
BRASIL. Decreto n. 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF: Ministério da Educação. Disponível em: https://link.ufms.br/UFbaa. Acesso em: 29 ago. 2023.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 28 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://link.ufms.br/etEMk. Acesso em: 29 ago. 2023.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://link.ufms.br/0li7b. Acesso em: 29 ago. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://link.ufms.br/PiwX3. Acesso em: 29 ago. 2023.
MELO, Amanda Meincke; DE MELLO, Aline Vieira; KREUTZ, Diego; BERNARDINO, Maicon. Curricularização da Extensão Universitária em Cursos de Computação: experiências e possibilidades. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 289-299. DOI: https://link.ufms.br/8qQy5.
SIQUEIRA, Diego X.; BOAVENTURA, Geísa A. R.; CAMPOS, Lívia M. C.; COSTA, Newarney T.; MACEDO, Mateus B.; ARANHA, Renan Vinicius; PEREIRA JÚNIOR, Cleon X. Os Institutos Federais e a Curricularização da Extensão: uma Análise da Região Centro-Oeste do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 10. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 61-68. ISSN 2763-8766. DOI: https://link.ufms.br/KWcdp.
SLEUTJES, M. H. S. C. Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 33, n. 3, p. 99 a 101, 1999. Disponível em: https://link.ufms.br/YMSfj. Acesso em: 29 ago. 2023.
WENGER, E. Community of Practice: Learning, Meaning, and Identity. New York, Cambridge University Press, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Constantino Dias da Cruz Neto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.